Foi encerrada neste final de semana a terceira edição do GP Nacional IAME/RBC. A competição teve vez no Kartódromo RBC Racing, na grande BH, e contou com 104 participantes das cinco regiões do país.
Em sua primeira competição em Minas Gerais nesta temporada, ano em que ele tem se dedicado exclusivamente às provas europeias, o piloto Sérgio Sette Câmara (Banco Mercantil do Brasil | Tear Têxtil | Lalubema | Patrus Transportes | Multiplan | ART) veio ao país exclusivamente para este campeonato e, após treinar por alguns dias com o equipamento brasileiro, ele partiu diretamente para a disputa.
Contando com o auxílio da equipe Sabiá Racing, de São Paulo, além do preparador de chassis Joel Nunes, de Belo Horizonte, Serginho teve muito trabalho. Concorrendo contra os principais adversários de sua categoria, o piloto de 15 anos não conseguiu o desempenho esperado nos treinos livres e na tomada de tempos continuou insatisfeito com o equipamento, ficando apenas com a nona posição para a largada da primeira classificatória.
Na primeira prova, após uma boa largada, Sette Câmara passou a atacar seus concorrentes. Com um estilo agressivo, ele conseguiu várias voltas rápidas e ganhou algumas posições até que, na metade da bateria, seu kart apresentou um problema elétrico e apagou, fazendo-o abandonar a corrida a seis voltas para o final. Ainda na sexta-feira, já ao anoitecer, Sette Câmara participou da segunda corrida classificatória. Com a pista molhada, após rápida chuva na categoria anterior, o piloto demonstrou todo o seu talento. Em excepcional prova de recuperação, ele conseguiu fazer ultrapassagens arrojadas e, em um traçado completamente escorregadio, superou 13 concorrentes para finalizar a corrida com a terceira posição. Com a soma dos dois resultados ele conseguiu o quinto lugar para a corrida final.
Animado com sua atuação e, mais ainda com a evolução do kart no treino de aquecimento antes da corrida final, Serginho alinhou seu kart na terceira fila no último e decisivo grid. Concentrado, ele fez excelente largada e na segunda curva já liderava a corrida. Na primeira posição ele permaneceu por quase toda a primeira volta até que, em uma manobra precipitada de um dos concorrentes, ele acabou sendo envolvido em um acidente que empenou todo o seu kart e o fez abandonar, prematuramente, a corrida.
"Estou correndo o ano inteiro na Europa e posso dizer que os concorrentes aqui também são muito competitivos. Tivemos muito trabalho para achar um acerto ideal para o kart e somente tive um conjunto realmente competitivo no treino de aquecimento para a final. Infelizmente minha chance do tri terminou ainda na primeira volta, em um acidente que, certamente, mudou toda a história da corrida", comentou desapontado o piloto, que voltou nesta segunda-feira para a Europa.