A GT Sprint Race acaba de confirmar e anunciar seu
calendário definitivo para a temporada 2020, que é considerado pela organização
“o mais eclético da história da competição”. Em sua nona edição, com novo
formato entre outras novidades, o campeonato contará com nove etapas, algumas
delas com atrativos inéditos e em pistas onde nunca foi disputado.
É o caso, por exemplo, das três etapas em edição especial
(Special Editions): a #SunsetGoiânia, estreia no Autódromo Internacional de
Goiânia (GO), na terceira etapa, em maio; a #AirportTrack, prova inédita no
Aeroporto da região metropolitana de Curitiba (PR), na sexta etapa, em agosto;
e a inauguração do autódromo de Potenza, na região Juiz de Fora (MG), marcada
para novembro, correspondente à oitava etapa. Nessas etapas especiais, os
pilotos vão competir obrigatoriamente em dupla, cada qual em sua respectiva
classe (PRO e GP) e além do título, concorrerá a R$ 100 mil em dinheiro, como
prêmio.
Complementando o campeonato, as outras seis etapas (12
corridas), serão realizadas todas no Brasil, tendo um ou dois pilotos por
carro, os quais concorrerão ao título das classes PRO e GP. As etapas
internacionais só retornam em 2021, integrando o campeonato a cada biênio.
Outras atrações tradicionais especiais, já consagradas em
temporadas passadas, estão confirmadas em 2020. A Guest Race, onde um piloto
consagrado no automobilismo é convidado para compor o grid; a Super Pole (Q2),
sistema de qualificação que é destinada apenas para os cinco pilotos mais
rápidos, os quais terão somente uma volta independente (prevista para a quarta
etapa, em julho, no Velo Città);
A Inverse Race, com grid invertido para os oito primeiros
(na quinta etapa em Interlagos); a tradicionalíssima Night Challenge, corrida
noturna, que deve acontecer na segunda etapa, em maio, no autódromo de
Londrina; a Set Up Free, na qual os pilotos têm liberdade para realizar o
acerto do seu carro, e a etapa decisiva com o Match Point, em Interlagos, foram
mantidas. Na disputa destas, os pilotos
concorrem a premiações que somam R$ 300 mil em investimentos.
Na abertura da temporada 2020, a GT Sprint Race retorna às
origens, realizando sua primeira disputa no circuito da capital paranaense. “A
abertura em Curitiba é uma grande satisfação. Iniciar o campeonato aqui, que
considero a casa da Sprint Race, onde tudo começou. Este calendário é o mais
eclético de todas as temporadas. A única pista que vai repetir, a princípio, é
Interlagos. Todos os circuitos diferentes”, revela Thiago Marques, CEO da
GT Sprint Race.
O feito mais surpreendente e ousado da história da GT Sprint
Race será realizado nesta temporada. Após um longo período de estudo do projeto
e negociações para viabilização, uma das pistas do Aeroporto localizado na
região metropolitana de Curitiba, com 3.200 metros de extensão, vai abrigar os
desafios da sexta etapa do campeonato, em 30 de agosto. Serão três corridas
desafiadoras, para um final de semana cheio de ação e belas ultrapassagens. “É
algo inovador no automobilismo nacional. Esta ideia foi inspirada numa prova da
Formula Indy que ocorreu em 1990 e, agora, vamos realizá-la no Brasil”,
declara Thiago.
A GT Sprint Race também terá outro marco no automobilismo
brasileiro. Será a competição que abrirá os trabalhos do novo Autódromo de
Potenza, construído a 40 quilômetros de Juiz de Fora (MG). “Para nós é uma
honra de fazer parte da inauguração deste autódromo. A presença da GT será um
grande lance para o público Mineiro”, comenta o organizador.
Atendendo a um apelo do público e pilotos, a competição
também irá para Goiana (GO). “Esta é outra satisfação nossa, que desde o
primeiro ano de categoria, são dezenas de pedidos de pilotos e patrocinadores
para levarmos nosso elenco, mas vamos de uma forma diferenciada, com uma
corrida ao anoitecer, denominada Sunset Goiânia”, enfatiza Marques.
Os novos carros da GT Sprint Race terão motores seis
cilindros, com 3.6 de potência, acima de 300cv; chassi tubular em aço inox;
suspensão independente, através de duplo triângulo e push rods; além do câmbio
sadev de seis marchas, com paddle shift e power shift. Ao equilibrar um alto
desempenho com o novo layout, com expressões de extrema qualidade,
proporcionará a melhor experiência para os pilotos na história da competição,
padronizando, assim, os novos carros da competição.
As emoções das etapas terão transmissões ao vivo pela
BandSports e pelo Youtube, no canal da SprintRace. Também serão exibidas para
todo Brasil, com cobertura completa, no programa Acelerados no SBT e YouTube -
youtube.com/acelerados).
A GT Sprint Race é patrocinada pela aQuamec, Yokohama,
Militec1, Sparco, TecPads, Injepro e Fremax.
CALENDÁRIO – GT SPRINT RACE 2020
11/04 – Curitiba – PR (#GrandOpening)
09/05 – Londrina - PR (#NightChallenge)
30/05 – Goiânia – GO (#GoiâniaSunset)
04/07 – Mogi Guaçu – SP (#SuperPole
08/08 – São Paulo – SP – (#InverseRace)
30/08 – Curitiba Aeroporto - PR (#AirportTrack)
26/09 – Cascavel – PR (#SprintSetupFree)
01/11 – Juiz de Fora - MG (#OpenHouse)
19/12 – *São Paulo – BRA (#MatchPoint)
*Sujeito a alterações do local