A GT Sprint Race está de volta a Londrina e, desta vez, com
a sétima edição da Corrida Noturna. A acolhedora cidade do norte paranaense
receberá as máquinas da competição para a 8ª e penúltima etapa da 10ª temporada
entre os dias 29 e 30 de outubro no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Este
será o oitavo diferente circuito das nove etapas do calendário 2021, que é
considerado pela organização “um dos mais ecléticos da história da competição”.
Uma das principais categorias do automobilismo brasileiro
desembarca pela décima vez na cidade. A primeira foi em 2013, no circuito longo
com duas provas diurnas. O autódromo abrigou uma das inovações da categoria,
com a realização da primeira prova noturna, em 2014. A pista só ficou de
fora quando a competição estreou no calendário automobilístico da categoria em
2012.
A última passagem na pista londrinense foi com a etapa
decisiva da Special Edition da temporada passada, no dia 1º de novembro, com a
realização de três provas diurnas. Londrina será palco da estreia dos carros em
formato GT em uma prova noturna.
“Estou muito feliz por ser em Londrina. É uma pista das
mais aguardadas por todos os pilotos, pela cidade e pelo próprio traçado e é
considerada praticamente a segunda casa da GT Sprint Race. Junta-se esta
expectativa com a realização da sétima edição da Corrida Noturna, que é um show
à parte e um símbolo da categoria”, declara Thiago Marques, CEO da GT
Sprint Race.
Londrina é um município jovem, com 86 anos, localizado no
norte do estado do Paraná, a 381 quilômetros da capital, Curitiba. Tem uma
população de 575.377 habitantes (IBGE/2020), é a segunda cidade mais populosa
do Estado e a quarta da região Sul do Brasil.
Uma das possibilidades era um aeroporto, mas após um longo
período de estudo do projeto e negociações para viabilização, foi verificado
que uma das pistas do aeroporto localizado na região metropolitana de Curitiba,
exigia algumas obras. E para que o aeroporto pudesse executar essas obras,
precisaria de uma liberação antecipada de um órgão de competência da
aeronáutica, que ainda não saiu. Por isso, para que a etapa não fosse
confirmada em cima da hora, foi tomada a medida de buscar o autódromo
londrinense ou outra pista para que a data já confirmada do calendário não
fosse alterada.
O calendário da GT Sprint Race está dividido em duas séries
e nove etapas: o campeonato nacional, com seis etapas (duas corridas em cada),
– Velocitta (SP), Interlagos (SP), Cascavel (PR), Londrina (PR) e duas em
Curitiba (PR) –, e as três etapas da “Special Edition” – Goiânia (GO), Tarumã
(RS) e Potenza (MG) –, com três corridas cada. Da somatória dessas séries,
sairá os campeões do Overall nas suas respectivas classes: PRO, PROAM e AM.
A GT Sprint Race é patrocinada pela Pirelli e Militec1, têm
apoio da TecPads, Fremax, Tekbond, Graxa e Gold Springs.