A GT Sprint Race, uma das principais categorias do
automobilismo nacional, como em todas as edições, procura incorporar inovações.
No ano passado trouxe um novo projeto com novas máquinas, mais potentes,
mas mantendo suas premissas de segurança e equilíbrio em sintonia com as
principais competições de turismo no mundo.
Esses pontos foram garantidos com o conceito de cockpit
utilizado nos modelos anteriores, no qual o piloto fica posicionado ao centro
do carro, o que ajuda no distanciamento dos impactos em 'T”, pois fica
longe das laterais e garante maior segurança.
A grande novidade da GT Sprint Race para a 10ª temporada na
parte técnica dos bólidos será com relação à direção que será composta de três
opções de peso para controle dos pilotos a cada corrida. E somará às
configurações já existentes, onde o piloto pode mexer na calibragem dos pneus e
de dentro do carro alguns itens, como a barra estabilizadora que também tem
três regulagens de dureza da suspensão dianteira: mole, duro e intermediário; o
freio pode ser regulado com distribuição entre as rodas dianteiras e traseiras
e, além destes, outro equipamento ajustável é a asa traseira com três
regulagens.
O carro GT Sprint Race, conta com chassi tubular de aço inox
e peso total de 1.000 kg, motor V6, 3.6 litros, 300 cv de potência e um torque
de 40 kg. Nos freios, as pinças são da marca Doppler de fabricação argentina,
discos de freios Fremax e pastilhas de freios TecPads. Os pneus de competição
são Pirelli P Zero 260/650 R18, Slick (pista seca) e Wet (pista molhada).
Já na parte eletrônica, em 2020 passaram a usar um módulo
que permite ao piloto acesso para todas as informações técnicas do carro,
direto no volante, que facilitam muito o entendimento dos sinais vitais do
motor, evita possíveis quebras e, acima de tudo, traz uma facilidade ainda
maior com relação ao equilíbrio de todos os carros.
Na suspensão, todos os jogos são independentes, através de
duplo triângulo e push rods. Além disso, os GTs estão compostos por um câmbio
sequencial Sadev, de fabricação francesa, super conceituado no mundo do
automobilismo, com seis marchas, power shift e paddle shift (câmbio na
borboleta).
O GT Attack foi incorporado na edição de 2020 e é um
incremento que faz parte das inovações tecnológicas projetadas especialmente
para os novos carros da categoria, primeiramente para as edições especiais e,
agora, serão utilizados em todas as etapas da temporada de 2021.
O dispositivo é integrado com todos os controles eletrônicos
disponíveis para assegurar o máximo de potência em qualquer situação, e, ainda,
com funções específicas para a categoria, no qual os pilotos podem ativar um
adicional de potência para o motor de mais ou menos 50 cavalos e cada piloto
tem apenas um botão de acionamento durante a corrida inteira. O objetivo do
equipamento é gerar um elemento surpresa em cada etapa para gerar ainda mais
expectativa a cada corrida.
Outra ferramenta já disponível nas máquinas da GT Sprint
Race desde a primeira etapa do ano passado é o dispositivo “GT S8000 + Dash”,
com o qual os pilotos têm uma melhor visualização das informações do
funcionamento do motor.
As emoções das etapas terão transmissões ao vivo pelo Bandsports
e também serão exibidas para todo o Brasil com cobertura completa do programa
Acelerados (youtube.com/acelerados), além das páginas oficiais do evento nas
redes sociais. A geração de imagens é da MasterTV/Catve e a narração é de Luc
Monteiro, com comentários de Eduardo Serratto.
A GT Sprint Race é patrocinada pela Pirelli e Militec1, têm
apoio da TecPads, Fremax, Tekbond e Gold Springs.