O ano de 2013 foi muito produtivo para o piloto Guilherme Salas, de 19 anos, que competiu paralelamente pela categoria Shifter Kart, na qual foi campeão paulista na Granja Viana, e pela categoria de carros de turismo Sprint Race, onde também conquistou o título, na parceria vitoriosa com Gaetano Di Mauro. Além destas competições, Salas também participou de duas etapas do Campeonato Brasileiro de Turismo, buscando avaliar o carro e fazer os primeiros trabalhos de adaptação.
E as participações do piloto foram bastante significativas. Na prova de abertura fez boas ultrapassagens, chegou a posicionar-se em sexto lugar (após largar da 13ª posição no grid) e terminou em oitavo, com o motor perdendo potência por um problema no escapamento. Na etapa seguinte, em Cascavel (PR), onde nunca havia competido, Salas quase interrompeu a sequência de pole-positions de Felipe Fraga (que durou até a penúltima etapa do campeonato), ficando em segundo no grid por apenas 80 milésimos de segundo, em dia de intensa chuva na cidade do oeste paranaense.
A rápida, porém marcante, participação no Brasileiro de Turismo, aliada aos títulos nas demais categorias, credenciaram o piloto para a temporada 2014 como um dos nomes mais procurados pelas equipes. “Praticamente todas as equipes procuraram o meu manager para negociar, e isso me deixa muito orgulhoso. Escolhemos a equipe campeã em 2013, estou muito contente e tenho boas expectativas para esse ano”, afirmou Salas.
O time pelo qual Salas competirá é a W2 Racing, equipe campeã em 2013 com números impressionantes, conquistando as oito pole-positions da temporada (6 com Felipe Fraga e 2 com Fábio Carreira) e 4 vitórias (todas com Fraga). Para Serafim Jr., chefe da W2 Racing, Salas será fundamental para a equipe manter a hegemonia na categoria. “É com grande satisfação recebemos o Guilherme Salas em nossa equipe para a temporada 2014 do Campeonato Brasileiro de Turismo. Sabemos do potencial do Guilherme e temos certeza que manteremos a competitividade apresentada em 2013 por nossa equipe. Guilherme é muito talentoso e, apesar de muito jovem, já mostrou do que é capaz sagrando-se campeão da categoria Sprint Race em 2013”, disse Serafim.
O Campeonato Brasileiro de Turismo traz novidades neste ano, com o advento de rodadas duplas em quatro das oito etapas. As provas adicionadas ao calendário serão realizadas aos sábados, terão duração menor (25 minutos, frente aos 35 das corridas de domingo) e pontuação reduzida. Confira o calendário completo:
1ª etapa - 23 de março - Interlagos (SP) - Rodada dupla
2ª etapa - 13 de abril - Santa Cruz do Sul (RS)
3ª etapa - 27 de abril - Goiânia (GO) - Rodada dupla
4ª etapa - 3 de agosto - pista a definir - Corrida do Milhão
5ª etapa - 17 de agosto - Cascavel (PR) - Rodada dupla
6ª etapa - 14 de setembro - Velopark (RS)
7ª etapa - 12 de outubro - Curitiba (PR) - Rodada dupla
8ª etapa - 2 de novembro - Tarumã (RS)