Depois de um longo intervalo, a Fórmula 2 volta à ativa para
a segunda etapa da temporada 2021. Após o primeiro encontro no Bahrein e de
três dias de testes coletivos em Barcelona, há cerca de um mês, Guilherme
Samaia se encontra focado para encarar as ruas de Mônaco pela primeira vez em
sua carreira.
O piloto da Charouz Racing System vem de uma abertura de
temporada promissora e espera um final de semana limpo, pelo menos de sua
parte. “Mônaco é uma pista que não aceita erros, então a concentração tem de
ser 100%, no nível mais alto. Teremos pouco tempo de pista até as corridas,
como é de praxe, mas acho que a direção de prova vai ter bastante trabalho,
porque qualquer batida nesta pista é praticamente certo que já temos uma
bandeira vermelha interrompendo a atividade. Vai ser bem agitado, eu acho, com
algumas destas bandeiras vermelhas e intervenções do safety car nas corridas”,
destaca o paulistano de 24 anos.
“Estou bem empolgado e não vejo a hora de voltar ao
carro. Mônaco é uma pista lendária, então correr aqui é algo que todo piloto
sonha em fazer na carreira. É muito especial, porque ano passado não tivemos a
corrida aqui”, disse Guilherme, que só tem experiência anterior em um
circuito de rua, o de Pau, na França, em 2018, quando competia na Fórmula 3.
O brasileiro, que está em sua segunda temporada na F2,
destaca o tamanho da dificuldade que os pouco mais de 3.300 metros da pista
representam. Além disso, os pilotos terão de lidar com uma novidade: o uso dos
compostos ultramacios fornecidos pela Pirelli, destacados pela cor roxa. “Vai
ser a primeira vez que vamos usar estes compostos na temporada, então temos
pouco tempo para aprender o que for possível sobre eles”, afirmou.
“Tivemos um tempo depois dos testes de Barcelona, em que
pudemos ver todas as informações que coletamos tanto no Bahrein como na
Espanha. O fim de semana de Mônaco é único. Vai ser bem diferente e bem
interessante. O objetivo é aprender e me adaptar às circunstâncias tentando
extrair o máximo e o melhor das situações, fazendo um fim de semana limpo. Pode
acontecer de tudo, porque Mônaco não aceita erros. Então, a abordagem tem de
ser um pouco diferente, claro que sempre pensando em ser rápido, mas o
principal, primeiro, é fazer uma corrida limpa. O foco tem de ser 100%”,
completou o piloto da equipe Charouz Racing System.
As atividades de pista serão todas transmitidas ao vivo pelo
canal Bandsports. Na quinta-feira (20) acontecem o único treino livre e a
sessão de classificação, que desta vez será dividida em dois grupos para melhor
aproveitamento da pista e evitar tráfego. Na sexta-feira (21) acontece a
primeira corrida, com largada às 6h40 no horário de Brasília e cujo grid faz a
inversão dos dez primeiros colocados da tomada de tempos; no sábado (22), a
segunda prova, que também terá 30 voltas, forma seu grid de acordo com o
resultado da primeira e invertendo os dez primeiros às 3h15 (de Brasília). A
corrida principal, de 42 voltas, tem largada às 12h10 e seu grid obedece a
ordem da tomada de tempos.
PROGRAMAÇÃO
Horários de Brasília
Transmissão: Bandsports
Quinta-feira (20 de maio)
Treino Livre: 4h45
Classificação: 8h15
Sexta-feira (21 de maio)
Sprint Race 1: 6h40 (30 voltas)
Sábado (22 de maio)
Sprint Race 2: 3h15 (30 voltas)
Feature Race: 12h10 (42 voltas)
Confira o calendário 2021 da Fórmula 2:
25 a 27 de março: Sakhir, Bahrein
19 a 21 de maio: Monte Carlo, Mônaco
03 a 05 de junho: Baku, Azerbaijão
15 a 17 de julho: Silverstone, Inglaterra
09 a 11 de setembro: Monza, Itália
23 a 25 de setembro: Sóchi, Rússia
02 a 04 de dezembro: Jeddah, Arábia Saudita
09 a 11 de dezembro: Yas Marina, Abu Dhabi