Terminou neste domingo a edição 2011 do F-3 Brazil Open. A competição, criada para ajudar os pilotos na preparação para as temporadas européia e sul-americana de F-3 foi disputada desde a última quinta-feira, dia 21, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Diferente do evento de 2010, quando recebeu pilotos do Brasil, Itália e Irlanda do Norte, em 2011 o F-3 Brazil Open contou com a participação apenas de pilotos brasileiros, mas teve um nível técnico bem mais elevado que no ano anterior. Na pista estavam vários pilotos que farão a temporada deste ano no exterior e que, em seus currículos, já contam com inúmeros campeonatos e competições no Brasil, Europa e Estados Unidos.
Com apenas 16 anos e a experiência de uma única corrida de monopostos, o piloto mineiro Guilherme Silva (Memory One) encarou o desafio da competição e participou do evento à bordo de um dos carros da equipe Hi-Tech Racing, do Paraná. Silva, que neste mesmo autódromo disputou em novembro a preliminar do GP Brasil de F-1, era o piloto mais novo do grid e seu principal objetivo era o de adquirir experiência para temporada 2011 do Campeonato Sul-Americano.
Neste espírito Silva encarou o desafio e participou de todas as atividades no final de semana. Na quinta-feira foram realizados dois treinos livres onde, junto a seu time, Guilherme procurou preparar o carro da melhor forma possível para a tomada de tempos. Na sexta-feira, então, na sessão classificatória, Silva mostrou-se bastante rápido e, com o tempo de 1m31s475 registrou a terceira marca da sessão. Com isso, ele garantiu o direito de abrir a segunda fila do grid nas duas primeiras corridas.
Em cada uma das quatro largadas Guilherme foi um pouco melhor que na bateria anterior e, nas corridas, quando teve oportunidades, mostrou seu arrojo e talento em ultrapassagens determinadas e voltas rápidas e constantes. Na última e decisiva prova, realizada na manhã de domingo, Silva disputava a quarta posição com João Jardim, quando, em um toque, acabou tendo avariada a parte dianteira esquerda de seu carro. Ele ainda conseguiu se manter no traçado e terminar a prova, mas sem chances de brigar por um lugar no pódio. Guilherme finalizou o torneio na sexta posição. O título ficou com Lucas Foresti, de Brasília.
“O Open foi para mim o encerramento de um ciclo na minha vida. Treinei muito nos últimos meses do ano e esta competição marcou o fim de minha fase preparatória para a temporada 2011 do Campeonato Sul-Americano. O aprendizado foi muito importante e tudo que vivenciei no final de semana certamente será uma experiência que levarei. Quero agradecer ao empenho e dedicação de todos os membros da equipe Hi-Tech Racing, aos meus pais, torcedores e, principalmente, aos meus patrocinadores da Memory One e LG”, encerrou o competidor de 16 anos.