Foi anunciado oficialmente o destino do piloto mineiro Guilherme Silva (Centauro | Info2), atual campeão da Fórmula Futuro, para a temporada 2012 do automobilismo. O competidor de 17 anos disputará os campeonatos Eurocup e Alps da Fórmula Renault 2.0.
Atualmente a Fórmula Renault tem sido o principal caminho para o desenvolvimento de jovens pilotos. Dos que irão competir a temporada de 2012 da F-1, 13 deles passaram pela categoria, com destaque para Lewis Hamilton, Kimi Raikkonen, Felipe Massa e Kamui Kobaiashi.
A equipe escolhida por Silva será a Interwetten.com Racing, da Áustria. Fundado em 2001 por Michael Schneider, o time tornou-se tradicional por suas inúmeras vitórias na World Series, a divisão 3.5 da Fórmula Renault. “Nosso principal objetivo na Fórmula Renault 2.0 é a formação de pilotos. Queremos oferecer um aprendizado para que eles possam seguir de forma competitiva para a F-Renault 3.5 ou até mesmo uma das séries GP. O Guilherme se mostrou muito veloz nos treinos e temos certeza que poderemos realizar um grande trabalho juntos neste ano”, comentou Schneider.
O Fórmula Renault é um equipamento bastante evoluído em termos de chassis e motorização. O carro é fabricado em fibra de carbono pela Epsilon Caparo. Como o nome já indica, os motores são da francesa Renault, com 2.0 litros e 210 HP de força. O câmbio é sequencial, semi-automático, de sete velocidades, acionado através de alavancas no volante. A velocidade máxima do conjunto é de cerca de 240 km/h.
O desafio de dois campeonatos
Para acumular a maior quilometragem possível ao longo do ano, Silva irá disputar dois dos mais importantes campeonatos da Fórmula Renault. O EUROCUP, divisão que compete nos mesmos eventos da World Series, percorre os principais autódromos da Europa. Já o ALPS, por sua vez, utiliza algumas pistas do leste europeu e outras tradicionais do automobilismo mundial como Ímola (Itália) e Nurburgring (Alemanha).
A equipe utilizará o mesmo carro nos dois campeonatos. A grande diferença é que neste cronograma o piloto participará de 14 finais de semana de competição, totalizando 28 corridas no ano. As provas serão disputadas na Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Hungria, Itália e Rússia.
“Vai ser um ano para aprender e acumular quilometragem. Meu objetivo é crescer passo a passo e, no decorrer do processo, buscar os melhores resultados. Minha meta é lutar pelo título da temporada de 2013 e, na sequência, buscar uma vaga na da divisão 3.5 da F-Renault, em 2014”, explicou o representante da Centauro | Info2.
Confira abaixo o calendário completo da temporada de Guilherme Silva:
24 e 25 de Março: Monza, Itália (ALPS)
05 e 06 de Maio: Motorland Aragon, Espanha (EUROCUP)
12 e 13 de Maio: Pau, França (ALPS)
26 e 27 de Maio: Ímola, Itália (ALPS)
02 e 03 de Junho: Spa-Francorchamps, Bélgica (EUROCUP)
23 e 24 de Junho: Spa-Francorchamps, Bélgica (ALPS)
30 de junho e 1º de julho: Nürburgring, Alemanha (ALPS)
14 e 15 de julho: Moscou Raceway, Rússia** (EUROCUP) - A ser confirmada
01 e 02 de setembro: Red Bull Ring, Aústria (ALPS)
15 e 16 de setembro: Hungaroring, Hungria (EUROCUP)
29 e 30 de setembro: Paul Ricard HTTT, França (EUROCUP)
06 e 07 de outubro: Imola, Itália (ALPS)
20 e 21 de outubro: Barcelona, Espanha (EUROCUP)
20 e 21 de outubro: Barcelona, Espanha (ALPS)