publicidade
01/08/2011 09:10

Guilherme Silva fez dois pódios na F3 Sul-Americana no Rio de Janeiro

Fonte: Quick Comunicação e Marketing


Foto: Flávio Quick

Guilherme Silva


Neste final de semana, dias 30 e 31 de julho, o piloto mineiro Guilherme Silva (Memory One | Mymax) participou da terceira rodada do Campeonato Sul-Americano de F-3. As três corridas, válidas pela sétima, oitava e nona etapas da competição, foram realizadas no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Diferente do que aconteceu na rodada de Interlagos, a organização, desta vez, preparou uma estrutura melhor para pilotos e equipes, fazendo com que todos pudessem trabalhar melhor acomodados e com um mínimo de conforto para desenvolver as atividades no final de semana de competição.

A equipe Hitech Racing trabalhou muito na preparação dos motores e acerto dos carros para a corrida deste final de semana. Silva, que nunca havia andado no traçado carioca, aproveitou os treinos livres para conhecer a pista e, no final da terceira sessão, ainda na sexta-feira, conseguiu registrar o melhor tempo do dia com a marca de 1m06s912. Na tomada de tempos, realizada duas horas depois, o piloto mineiro conseguiu melhorar ainda mais sua marca para 1m06s543, mas Fabiano Machado acabou ficando com a pole-position por uma diferença de três décimos.

Cada uma das corridas teve histórias diferentes. Na primeira, após uma excelente largada, Silva assumiu a ponta e disparou na liderança. Com voltas muito rápidas e constantes o piloto abriu mais de 12 segundos de vantagem para o restante do pelotão. Porém, a duas voltas do fim da prova, uma das pastilhas de freio de seu carro se rompeu. Sem conseguir frear de forma correta o piloto se mostrou extremamente arrojado, continuou na pista e quase conseguiu vencer. A quatro voltas para o final, porém, foi superado por Leonardo de Souza que acabou vencendo a prova. Silva chegou em segundo.

A segunda corrida, disputada ainda na tarde de sábado, teve Guilherme largando da sétima posição devido à inversão do resultado da primeira bateria. Com um carro bem acertado o mineiro largou bem e saiu à caça das primeiras posições. Ele e Machado mais uma vez se destacaram, mas nesta corrida o rendimento de Fabiano era um pouco melhor, o que o deixou com um pequena vantagem que foi mantida até o final da prova. Guilherme chegou na segunda posição e Fabiano venceu.

Neste domingo foi disputada a terceira e última corrida do final de semana. Depois de uma largada ruim, em que caiu para a quinta posição, Guilherme passou a atacar os adversários de forma muito arrojada em busca da liderança. Com duas ultrapassagens, por fora, em cima de Ronaldo Freitas e Bruno Bonifácio, Silva seguia na busca pelo líder Fabiano Machado. Ao chegar no segundo posto ele impôs um forte ritmo e vinha tirando a diferença para Fabiano, mas uma rodada na pista ocasionou a entrada do Safety Car. Na relaragda Silva voltou ao ataque à Fabiano, mas duas voltas depois abandonou a corrida, com problemas de embreagem. Machado venceu.

“Infelizmente não consegui vencer aqui no Rio. Na primeira corrida eu estava muito bem, mas quebrou a pastilha de freio. A segunda corrida foi tudo normal e hoje, com certeza, eu teria um carro para buscar o Fabiano. Mas, acho que a embreagem já não estava boa desde a largada. Durante a corrida foi piorando até que, depois da relargada, eu não conseguia engatar mais marcha nenhuma. Realmente uma pena. Quero agradecer ao empenho da equipe e, certamente, voltaremos às vitórias nas próximas etapas”, encerrou o piloto de 17 anos.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!