O tradicional autódromo de Spa-Francorchamps, na Bélgica, recebeu neste final de semana, entre os dias primeiro e três, a segunda rodada do Campeonato Eurocup de Fórmula Renault 2.0. A competição, que faz parte de um dos maiores eventos do automobilismo mundial, a World Series by Renault, levou milhares de pessoas à pista mesmo com chuva e baixas temperaturas.
Representando o Brasil nesta competição, o mineiro Guilherme Silva (Centauro | EPO Engenharia | Info2) chegou animado à competição. Com a experiência de já ter participado de treinos nesta pista, o piloto conhecia as características do circuito e, com o auxílio de seu engenheiro e mecânico, o objetivo era realmente estar entre os mais velozes da pista.
A programação começou na sexta-feira com duas sessões de treinos livres. Com muito tráfego, várias interrupções do treino por acidentes e constantes mudanças climáticas, Silva não conseguiu uma boa volta em nenhuma das duas sessões, finalizando apenas com a 29ª e a 26ª marcas.
Diante dos resultados, piloto e engenheiro tiveram muito trabalho no caminhão da equipe analisando os vídeos, telemetria e discutindo o que poderia ser feito. Com uma estratégia em mente, várias mudanças foram feitas no carro e implantadas para a primeira tomada de tempos, que seria realizada na manhã de sábado. Com um carro que parecia outro, bastante veloz e seguro nas curvas, Silva conseguiu uma volta muito boa, e com a marca de 2m19s447, garantiu a sexta posição para o grid da primeira corrida.
Após a largada Guilherme conseguiu se posicionar muito bem, mantendo-se na sexta posição. Na subida da curva Eau Rouge ele conseguiu ganhar uma posição pulando para o quinto lugar e, confiante, seguiu em busca dos primeiros colocados. Porém, na freada seguinte, seu carro foi “atropelado” pelo de Oliver Rowland, que vinha em sexto, fazendo o brasileiro rodar. Com muita sorte o carro de Guilherme não foi danificado e ele retornou à pista no 22º lugar. O piloto fez o que pode, ganhou algumas posições, mas, longe do que poderia ter conquistado, recebeu a bandeirada na 15ª posição.
Chegou o domingo e, com ele, a chuva que permaneceu durante todo o dia. Com pouquíssima experiência com o F-Renault na chuva, Silva conseguiu provar seu talento andando muito rápido e, mesmo em uma condição que não conhecia as reações do carro, conseguiu a 11ª posição na tomada de tempos, garantindo um lugar na sexta fila do grid de largada.
Na corrida, Guilherme fez o que pôde. Sem enxergar direito devido ao spray de água dos demais carros, ele se concentrou bastante e conseguiu ganhar algumas posições. Mas, graves acidentes aconteceram, a corrida chegou a ser paralisada com bandeira vermelha e, ao final, apenas seis voltas foram completadas. Com isso, o tempo de pista livre foi muito reduzido, não permitindo muitas ultrapassagens. Guilherme finalizou a corrida na nona posição, somando mais dois pontos para o campeonato.
Após as seis primeiras corridas da temporada Guilherme agora ocupa a 17ª posição da tabela com seis pontos conquistados. A próxima etapa da Eurocup será disputada na Alemanha, no autódromo de Nurburgring, entre os dias 29 de junho e 1º de julho.
“O final de semana poderia ter sido muito melhor. Conseguimos encontrar um bom setup para o carro e eu conseguia ser constante. Tive a minha melhor posição de largada do ano e, não fosse a batida que tomei na prova de sábado, acho que poderia ter brigado por um lugar no pódio. Na prova de hoje (domingo), fiz o que pude, mas, sem enxergar direito, vários acidentes e apenas seis voltas de corrida, não tive como ganhar mais posições”, comentou o representante da Centauro | EPO Engenharia | Info2.