Extremamente positiva. Esta é a avaliação que o paranaense Gustavo Myasava, da equipe Techspeed/ Viapar/ Fundação Canal 20/ Lei de Incentivo ao Esporte, faz de sua primeira experiência no automobilismo internacional. No domingo (10) ele encerrou sua participação no Campeonato Indiano de MRF Challenger, categoria semelhante à Fórmula 3 Inglesa. O certame começou em outubro e foi disputado em seis rodadas duplas.
Myasava salienta que foi excelente competir na Índia. Além das dificuldades normais em competir em um país desconhecido, enfrentou competidores com larga experiência internacional em categorias de monopostos. “O importante é que tivemos progressos a cada prova. Isto foi comentado pelos organizadores e pelos adversários”, afirma Gustavo.
Gustavo destaca o aprendizado com carros modernos. “Foi muito bom. Evoluímos muito como piloto. Isto será importante para a sequência de nossa carreira”, afirma Gustavo, que terminou o campeonato na 15ª colocação, com 10 pontos. Só não foi melhor porque nas duas últimas provas envolveu-se em acidentes e não pontuou em ambas.
O campeão foi o norte-americano Conor Daly, que somou 164 pontos, ao passo que Jordan King, da Inglaterra, foi vice-campeão com 159 pontos. Luciano Bacheta, da Inglaterra, foi o terceiro colocado, com 102 pontos.
Novo convite
A participação de Gustavo Myasasva agradou aos organizadores do MRF Challenger. Antes de deixar a Índia e retornar ao Brasil, onde volta a se dedicar ao kart, ele foi convidado para participar do campeonato deste ano. A temporada terá inicio em setembro e os promotores querem levar a competição também a Macau e a Abu Dhabi. Na Índia e em Abu Dhabi o MRFChallenger será preliminar da Fórmula 1.
Feliz com o convite para continuar competindo na Índia, Gustavo diz que foi gratificante receber elogios dos organizadores do MRF. “Eles enfatizaram o fato de ser o piloto mais jovem e a evolução que tivemos da primeira a última prova. Temos tempo para estudar e decidirmos com calma”, finaliza Gustavo.
Classificação final do Campeonato Indiano de MRF
1º) Conor Daly (Estados Unidos), com 164 pontos
2º) Jordan King (Inglaterra), 159
3º) Luciano Bacheta (Inglaterra), 102
4º) Jon Lancaster (Inglaterra), 91
5º) Alice Powell (Inglaterra), 79
6º) Sam Dejonghe (Bélgica), 77
7º) Josh Hill (Inglaterra), 64
8º) Yudai Jinkawa (Japão), 55
9º) Hector Hurst (Inglaterra), 55
10º) Parthiva Sureshwaren (India), 33
11º) Noel Jammal (Libano), 27
12º) Shinya Michimi (JPN), 24
13º) Tom Gladdis (Gibraltar), 18
14º) Vicky Piriá (Itália), 14
15º) Gustavo Myasava (Brasil), 10
16º) Parth Ghorpade (India), 10
17º) Gaurav Gill (India), 10
18º) Matthew Mason (Inglaterra), 10
19º) Sebastian Balthasar (Inglaterra), 9
20º) Ashwin Sundar (India), 4
21º) Henrique Baptista (Brasil), 4
22º) Dylan Young (Áustria), 3
23º) Carmen Jorda (Espanha), 2
24º) Carmen Boix (Espanha), 1
25º) Sean Walkinshaw (Inglaterra), sem pontos