A temporada de kart fluminense começa no próximo domingo, dia 13, com a 1a Etapa do Campeonato Estadual da modalidade, no Kartódromo Premium, na Barra da Tijuca. A prova deve contar com a participação de quarenta pilotos, divididos em quatro categorias: Cadete/Mirim (7 a 10 anos), Children (11 a 14 anos) , Sprinter (15 a 25 anos) e Master (a partir de 26). "Nosso objetivo este ano é fazer o kart do Rio voltar a crescer. Queremos iniciar uma nova fase no nosso automobilismo", explicou o Presidente da FAERJ.
A etapa foi marcada no mesmo final de semana da 2a etapa do Paulista Light, que será realizada no sábado, 12, no Kartódromo de Aldeia da Serra. Por isso, muitos pilotos vão ter que se desdobrar para participar das duas competições. O carioca Henrique Lambert (Cisa Trading), por exemplo, se divide entre Rio e São Paulo há duas semanas. "Estou treinando nos dois circuitos. No Rio é mais tranqüilo, porque conheço bem a pista. Já na Aldeia, reservei mais tempo para treinar. Não andava lá há muito tempo", revela.
Para dar conta de tudo, o tempo é cronometrado. "Vou sair da corrida em São Paulo direto para o Aeroporto. Não vou dizer que é fácil, mas também não é impossível. Acho que o pior foi na fase de treinos, pois tive pouco tempo para acertar os equipamentos para cada circuito". É que há apenas uma semana Lambert definiu o equipamento para a temporada. O piloto estava indeciso entre as marcas Mini e Birel. "Acabei ficando com a Mini porque é o equipamento com o qual sempre andei. Vamos achar o ajuste ideal mais rápido", explica.
A briga entre fabricantes é mais forte em São Paulo, mas ele torce para que o Rio também atraia o interesse das marcas. "O que a gente quer é um automobilismo forte no estado de novo. É por esse motivo que faço questão de competir aqui", conclui Lambert.
Em São Paulo, as provas começam às 13h30, no sábado, dia 12. No dia seguinte, no Rio, os karts entram na pista a partir das 10h. A entrada é gratuita para os dois eventos.