O Campeonato Paulista Light de Kart volta à ativa neste sábado (12), no Kartódromo de Aldeia da Serra, em um momento importante da temporada. A prova deste sábado marca o início do terceiro turno da competição e o retorno dos pilotos ao torneio estadual após dois meses de inatividade. Neste período, o foco principal foi a disputa do Campeonato Brasileiro, realizado em duas fases nas cidades de Florianópolis (SC) e Itumbiara (GO).
“Voltamos à ativa em um período em que é necessário um desempenho consistente para a disputa das primeiras posições do campeonato”, disse o atual campeão Henrique Martins (Grupo Agrenco / Terlogs / Cargonave), da categoria Júnior. “Com o início do terceiro turno a pontuação aumenta e a partir de agora cada resultado passa a valer 60% mais que na primeira fase, e 40% mais que na segunda. É uma matemática que precisa ser levada em conta”, acrescentou.
A vitória a partir deste sábado renderá 18 pontos, contra 13 no segundo turno e 11 no primeiro. Com essa configuração, a organização do campeonato espera minimizar a vantagem de pilotos que começaram o ano acumulando maior número de vitórias – numa espécie de estratégia que pretende adiar ao máximo a decisão do título.
“O sprint final é sempre necessário nessa competição. O segundo semestre é, normalmente, a chave para a conquista do título”, disse Henrique, com a experiência de quem virou a disputa do ano passado a seu favor justamente nas últimas etapas.
Os treinos no Kartódromo de Aldeia da Serra vêm sendo realizados desde o início da semana, mas a programação oficial para a sétima etapa do Paulista Light começa apenas neste sábado. Pela manhã, como de costume, estão previstos os treinos de classificação, e à tarde, as corridas das nove categorias em disputa.