Um ano depois de estrear na categoria Shifter Kart justamente no Campeonato Brasileiro da modalidade, que em 2006 foi realizado no Kartódromo da Granja Viana, a 30 km de São Paulo, o paulista Henrique Martins (Grupo Agrenco/ Terlogs/ Cargonave) voltou a fazer bonito na principal competição da categoria no país. Quarto colocado na edição do ano passado, ele repetiu no último fim de semana, em Itu (SP), o resultado obtido em sua estréia no torneio nacional, e retoma a preparação para a fase final do campeonato estadual – que terá prosseguimento no próximo fim de semana – confiante em se manter na disputa pelo título.
Mesmo sem ter disputado todos os treinos preparatórios para o Campeonato Brasileiro, Henrique soube superar a desvantagem de não conhecer o circuito e de estrear um novo kart na competição. Em seu primeiro contato com o chassi Mini que usará no restante da temporada, ele encontrou seu melhor desempenho ao longo do torneio e chegou a liderar a corrida decisiva após assumir a primeira posição no momento da luz verde.
As largadas, aliás, foram o ponto forte do piloto paulista na disputa do Campeonato Brasileiro de Shifter Kart, e o ajudaram a ganhar posições importantes ao longo dos dois dias de corridas. Depois de conquistar a 11ª posição na sessão classificatória – ainda sem ter encontrado o melhor equilíbrio do kart –, Henrique pulou para o quinto lugar no início da primeira prova. Na pré-final, largando em quinto, assumiu o segundo lugar e recebeu a bandeirada em terceiro. Partindo na segunda fila na corrida decisiva, logo atrás do pole position, o piloto da Faster Motorsport chegou a ocupar a primeira posição e recebeu a bandeirada final em quarto.
“Este campeonato foi muito positivo para mim não só pelo resultado final, mas também por ter me permitido desenvolver meu novo kart visando a disputa do título no Campeonato Paulista”, declarou o piloto, que no estadual enfrenta os mesmos pilotos que estiveram na pista no torneio nacional, e ocupa a segunda colocação na tabela. “Na última bateria perdi os freios dianteiros, e isso me impediu de me aproximar dos líderes. Mas conseguimos trabalhar bastante no kart e a evolução desde o primeiro treino foi consideravelmente grande”, acrescentou.
A vitória na segunda edição do Campeonato Brasileiro de Shifter Kart ficou com Dennis Dirani. Confira o resultado completo da competição:
1) Dennis Dirani (SP), 20min53s060
2) Gabriel Dias (PR), a 2s105
3) Danilo Dirani (SP), a 5s070
4) Henrique Martins (SP), a 9s507
5) Leonardo Cordeiro (SP), a 10s904
6) André Souza (SP), a 14s481
7) Felipe Ferreira (SP), a 16s370
8) Marcelo Oliveira (RJ), a 22s936
9) Vinicius Sammarone (SP), a 23s077
10) Emilio Padron (SP), a 29s467
11) Guilherme Jacob (SP), a 30s148
12) Raphael Abbate (SP), a 30s299
13) Antonio Canedo (SP), a 31s093
14) Daniel Pflaumer (SP), a 33s437
15) Eduardo Martins (SP), a 47s292
16) Rafael Suzuki (SP), a 2 voltas
17) Christian Jafet (MG), a 2 voltas
18) Luis Sousa (SP), a 11 voltas
19) Jorge Borelli (SP), a 16 voltas
20) Rogério Raucci (SP), a 24 voltas