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10/09/2005 11:03

Indignação no kartismo brasileiro. Confira a coluna de Alexander Lopes, do site Allkart

Fonte: Allkart - Alexander Lopes


A atual situação em que se encontra o Campeonato Paulista é considerada por praticamente todos os envolvidos no kartismo brasileiro uma vergonha. O site Allkart, na pessoa de Alexandre Lopes, sintetiza a indignação de todos os kartistas em uma coluna publicada ontem (9/9), que agora reproduzimos na íntegra, parabenizando seu autor pela iniciativa e pelo que ela representa.

Confira:

"Não é preciso esmerilhar números e estatísticas para comprovar que o Campeonato Paulista de Kart, o mais cobiçado torneio regional brasileiro, vive momentos que beiram a melancolia. Grids vazios, categorias minguando, mudanças de local, cancelamento de etapa, elementos que fazem um pano de fundo no mínimo sombrio para um campeonato que já foi exemplo de primor e organização. Que já atraiu pilotos do Brasil inteiro e até do exterior. Que já revelou os maiores talentos do automobilismo nacional.

Do “Paulistão” bem-sucedido de outrora provavelmente só restaram a fama e os custos exorbitantes. Derrapadas no planejamento das provas, aumentos injustificáveis nas taxas, desentendimentos com administrações das pistas e o descaso com a promoção do evento fizeram o mais importante campeonato do país perder o brilho e o charme. É difícil resgatar na memória nos últimos anos uma só medida que tenha resultado em um benefício claro e concreto aos anseios das equipes e, principalmente, dos pilotos.

Os pilotos, aliás, são os astros maiores de um show que se já não atraía público, agora está ameaçado de ficar sem picadeiro. A região da Grande São Paulo possui três kartódromos oficiais em um raio de cerca de 30 km, coisa de que talvez nenhuma outra região metropolitana do país possa se gabar. Apesar disso, o Paulista de Kart ficará sem corridas em setembro. Que voltem para casa os pilotos de Manaus, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e tantas outras cidades, que já haviam se deslocado e trazido os seus equipamentos para a pista de Cotia, onde puderam realizar uma singela manhã de treinos no frio cenário do feriado do 7 de setembro. Ao meio-dia souberam que poderiam ir embora, não haveria mais corrida. Que contabilizem os prejuízos os pais e patrocinadores que investiram tempo e dinheiro em logística e preparação para a corrida. Que aceitem como o pedido de desculpas que não veio a promessa que algum dia, de alguma forma, o problema será solucionado. Para os pilotos que disputam o Paulista de Kart, o Dia da Independência em 2005 virou o Dia do Descaso.

Aqui não cabe expor motivos ou justificativas, nem procurar culpados. O que entristece é perceber que, mais uma vez, os únicos prejudicados foram os pilotos. Dirigentes, proprietários de pista, fabricantes, órgãos de imprensa, equipes, mecânicos, comissários, entidades desportivas, não passam todos de coadjuvantes de um show que só acontece quando os pilotos destilam o seu talento a 100 km/h e a cinco centímetros do chão. Talvez um dia os seus interesses possam finalmente assumir o primeiro lugar na lista de prioridades de quem pensa e faz o kart acontecer.

Um grande abraço,

Alexander Lopes"

  • 10/09/2005 11:26 Eugenio Ribeiro

    Alexander,
    Se você pegar o mesmo texto, e só mudar o nome do estado, caberá certinho como uma luva em Santa Catarina, etc...,etc....Investí 52 mil reais em meus dois filhos só em 2005, para chegar na final do Campeonato com apenas dois pilotos no grid, público zero, imprensa zero, podium vazio. É triste!

  • 10/09/2005 11:29 Luiz Fernando Maul

    Isso é complicado mesmo, no site Cronospeed um pai de piloto escreveu o seguinte artigo!
    Acho que este artigo demonstra que em vários locais os kartistas são tratados desta maneira, ou seja, com total indeferença!
    Leiam o artigo abaixo e tirem suas conclusões!
    Sidney G. Santana, pai do Piloto da cadete Sidney Martinelli Santana e Anthonny
    (08/09) FRUSTRAÇÃO
    Amor ao esporte: Meu nome é Sidney G. Santana, sou pai do Piloto da Cadete Sidney Martinelli Santana e do Anthonny que esta iniciando. Desde a minha infância sou apaixonado pelo automobilismo e hoje me realizo no kartismo através dos meus filhos, além disso, por amor ao esporte no ano passado investi alto na montagem de uma Escola de Kart (SIDSPEED) a única do estado em uma parceria com a Techspeed, Kartódromo Internacional de Joinville e das Escolas SiD, em 11 meses a escola já vem dando resultado, novos talentos já estão nas pistas competindo.
    Frustração: É frustrante a atual realidade com que vem sendo tratado o Kartismo. Especialmente em Santa Catarina a falta de organização e incentivo é algo revoltante. Exemplo: O Campeonato Catarinense que sem dúvida seria o mais importante do estado, atualmente fizeram uma “lambança geral”, até o ano passado era feito em uma única etapa, o que era coerente. Este ano foi anunciado em 4 etapas, depois mudaram para 3 etapas, o que ainda é um absurdo, já que para se obter o mesmo título do ano anterior teríamos que gastar 3 vezes mais. Contudo o pior a desorganização que leva o desinteresse total do esporte.
    Incentivo - Premiação: Um piloto gasta em média de R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00 por etapa se chegar em primeiro ou em último leva-se no Maximo um troféu ou um “tapinha nas costas”, sendo que em qualquer outro esporte, até num simples torneio de Dominó, tem premiação mais expressiva que no Kart.
    Resultado de tudo é o “Fiasco”: O último final de semana em Joinville aconteceu a ultima etapa do XXX Campeonato Catarinense e o que se viu foi fiasco total o que retrata a dura realidade. Das 14 Categorias que iriam disputar a 3ª. e ultima etapa do Catarinense de Kart: tinha apenas 20 inscritos no total. Estive presente com os meus filhos, um deles (Sidney) que iria disputar a final do Campeonato na categoria Cadete, fomos para disputar o Titulo, pois ate aonde entediamos o campeonato na Categoria Cadete estava aberto, pois na 1ª. Etapa em Idaial a onde lá estivemos e não corremos, pois tinha Grid (só estávamos-nos) depois de inscrição feita voltamos embora porque conforme regulamento os pontos daquela etapa não valeria para o campeonato, pois eram necessários 4 pilotos no Grid. Muito bem na 2ª. Etapa em Xanxere também só teve um piloto Gabriel Steffem que pelo regulamento esta etapa também não valeria para o campeonato. Então a 3ª. E ultima etapa em Joinville, seria decisiva para todos os pilotos, treinamos forte sexta e no sábado chegando ao ultimo treino oficial a bater o recorde da pista em 53.234 Cronometragem Cronospeed.
    1ª. Decepção do Dia: só tinha 3 pilotos o que através do regulamento não era suficiente, pois teria que ter 4 pilotos o que me levou a convocar um aluno (Artur Almeida) da escolinha de Kart para completar o Grid.
    2ª. Decepção do Dia: Após o meu filho Sidney no sábado ter feito ótimos treinos com todas as chances de fazer “Poli”, pois estava virando meio segundo mais baixo que o segundo colocado, veio mais uma surpresa desagradável não tinha Pneus par fazer a tomada de tempo, para nenhum piloto da Cadete por isso a federação estava transferindo a tomada de tempo para o sábado “Pura Falta de Respeito”.
    3ª. Decepção: No domingo de manha embaixo de muita chuva fizemos o armapi e em seguida fomos informados por do representante da Fauesc que os pontos da 2ª. Etapa de Xanxere através de uma mudança de regulamento do qual ninguém tomou conhecimento que o teria validade mesmo tendo participado apenas um Piloto. Mais um demonstração de desorganização da Federação em alterar um regulamento sem levar ao conhecimento dos pilotos e equipes, com tantas formas de comunicação (carta, e-mails e telefone e outros) apenas dizem que foi publicado na pagina da Federação no dia 18 de abril (alguém viu) um pagina que nunca esta atualizada nem o próprio calendário “Estão brincando com nos que teimamos no esporte”. Com tudo isso levou a desistência não só minha mais com as demais equipes em participar desta grande lambança que virou o campeonato Catarinense, pois mesmo chegando em 1ª. Não valeria de nada. Passamos dias juntamente com o mecânico (Alessandro Pinheiro) preparando equipamentos e também incentivando e treinando o meu filho para fazer uma boa corrida.
    Explicação: Que desculpa ou explicação eu posso dar para os meus filhos? Voltar para casa sem competir? Que explicação eu posso dar para os meus alunos e pais na escolinha de Kart que apenas estão iniciando? Qual o objetivo de se investir tanto para se deparar com esta realidade? Como posso pedir para os meus filhos se dedicarem aos treinos???
    Quanto a Escolinha de Kart fica temporariamente suspensa, pois não tenho mais argumento para manter os alunos que lá estão ou trazer novos para este esporte que e tão emocionante, mais infelizmente estão acabando com ele.
    Estão brincando com esporte: A federação não ter parceiro (patrocinadores) para viabilizar as competições, para os pilotos e equipe terem premiação mais compensadora como qualquer outro esporte, a organização dos campeonatos deixada à sorte dos karts-clube.
    As Equipes e Pilotos têm dificuldades de conseguirem patrocínios por falta de organização e divulgação. O Kart acaba não dando retorno aos investidores (patrocinadores) basta ver que os campeonatos não têm público com raras exceções (Joinville) sendo que o automobilismo assim como o futebol está nas veias dos brasileiros e o Kart é o berço a menina dos olhos do automobilismo, o que falta é ser tratado com mais Seriedade e Profissionalismo!!!
    Parabenizar: Quero parabenizar em meu nome e dos demais pilotos o espírito esportivo que teve o pai do piloto Gabriel Steffem em solicitar junto com representante da Federação o descarte dos pontos da 2ª. Etapa em Xanxere para que pudesse assim ter validade a final deste domingo o que mesmo com esta atitude não teve resposta positiva da Fauesc.
    Agradecer: Agradecimento ao Senhor Ednilsom Almeida, pai do aluno Artur que ao ser solicitado para participar da 3ª. Etapa para completar o Grid atendeu prontamente. Agradecer também ao preparador e também mecânico da Equipe o Senhor Alessandro Pinheiro que fez sua parte, alem de um ótimo trabalho, pena que não pudemos comemorar!!! Com todo respeito aos demais participante!
    Joinville 07 de setembro de 2005
    Sidney G. Santana
    Obs: Se você piloto ou equipe, quiser fazer algumas colocações, o meu e-mail é sidney@escolassid.com

  • 10/09/2005 18:47 Geraldo Sadzinski

    Senhores não se iludam! isso só vai mudar quando os pilotos se unirem e tiverem tanta força quanto os proprietários de pista e confederações para colocar suas ideias, boicotando compeonatos que estrapolam o bom senso com relação a custo, não oferecem segurança e outros itens que quem está no meio conhece bem.
    Pilotos vamos deixar a disputa para pista! fora dela procurem a união que vocês certamente seram os maiores vencedores.

  • 10/09/2005 18:48 Geraldo Sadzinski

    Senhores não se iludam! isso só vai mudar quando os pilotos se unirem e tiverem tanta força quanto os proprietários de pista e confederações para colocar suas ideias, boicotando compeonatos que estrapolam o bom senso com relação a custo, não oferecem segurança e outros itens que quem está no meio conhece bem.
    Pilotos vamos deixar a disputa para pista! fora dela procurem a união que vocês certamente seram os maiores vencedores.

  • 10/09/2005 19:00 Diogo Dalchiavon

    Eh Realmente isso que esta acontecendo no Kart , não eh so no Paulista e sim em Todo Brasil. Acho que eh essa a razão pelo qual muitas pessoas ja nem sabem mais que existem KART´S alem das poucas provas muito pouca organização...
    A Respeito desse vexame sitado acima em Joinville-SC é a mais pura Verdade quando o Pai do Piloto Sidney fala " Premiação: Um piloto gasta em média de R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00 por etapa se chegar em primeiro ou em último leva-se no Maximo um troféu ou um “tapinha nas costas”, sendo que em qualquer outro esporte, até num simples torneio de Dominó, tem premiação mais expressiva que no Kart."
    Eh Muito Ruim Isso, gostaria que algum comissario ou presidente de federação ou algo assim le-se essa materia e os comentarios para ver se tomam uma decisão.
    Abracços a Todos
    Diogo Dalchiavon

  • 10/09/2005 19:12 Stenio Augusto

    é realmente isso q ta acontendo no kartismo brasileiro
    eu estava lendo os comentarios e vi q todos q comentaram estão cobertos de rasão
    o campeonato aqui q era pra ter 9 etapas termino com apenas 7 etapas
    e num é so em são paulo não, essa realidade é em todo brasil
    são campeonatos mau organizados e cada vez + caro
    essa é a realidade do kartismo brasileiro
    espero q algum dia o kart volte a ser como era no brasil
    espero...
    Abraços. ;)
    Stenio Augusto

  • 10/09/2005 19:25 J Augusto

    Perfeito!!! Realmente agora começamos há pensar um pouco mais..., é preciso crise pra que se encontre solução, o kart se já não chegou está perto do fundo do poço.
    Quantos pais de pilotos envolvem-se com a participação dos filhos no esporte, criam equipes, investem pesados, abrem mão de certa forma do estudo dos filhos e muito mais.
    Os nossos dirigentes....Falo aqui diretamente ao Sr. Pedro Sereno, Presidente da CBA, que ao levar o Brasileiro de Kart a Campo Grande (nada contra a cidade, aliás belíssima), em uma pista sem condições de cediar nem campeonato de kart indoor; e que lá em conversa particular disse-me que era normal a pista ter ondulações.... Conclusão... Piada fomos bonecos nas mãos da federação, que numa tentativa de não perder o kartódromo de Campo Grande atolado em dívidas trabalhistas resolveu promover lá a competição, realmente, nós só servimos para pagar as contas.
    Podemos discutir mais sobre custos... Sobre o custo de chassis, um jogo de pneu!!!, Um aluguel de motor!!!
    É fundamental que pais e pilotos fundem uma Associação, que represente a classe frente à federação e fabricantes; e vamos deixar de lado o orgulho, e que, a competitividade esteja na pista e não na arrogância de estarmos preocupadas com quem tem a maior e melhor conta bancária.
    Apontar culpados??? Primeiro vamos sair da condição de vítimas, e começar a pensar o kart como esporte sério que é -- realmente algo está errado-- acho que o erro começa em nós pais e pilotos.

  • 10/09/2005 20:03 Matheus10

    estive em Campo Grande, e assistí no domingo que antecedeu a prova, os Comissários da CBA clocando placas da MG PNEUS , da Kart MINI e da BIREL. Isto é anti-ético, suspeito e degrada a moral do comando da CBA. Fiz as fotos para comprovar. E mais, porque monopólios, a Constituição proibe, mas a CBA determina em seus regulamentos e competições só PNEUS MG, ora, se alguém quer usar GOLD que tmabém é homologado, que use, com isto, vai diminuindo a máfia, cria concorrência, diminui os custos e torna transparente as atitudes. A GOLD entrou em Júízo por este direito e foi ignorada. Cito o caso de penus apenas para ilustrar, mas isto vale para fabricantes de motores ( que cobram até 5.500,OO) sendo que uma moto inteira, Yamaha YBR ou Honda CG ou Turuna custa 4.650,00, completa. Um chassis, uma composição de tubos soldados, custa hoje, 5.060,00. É puro absurdo, abuso, falta de empenho e esforço das autoridades em forçar os fabricantes a conter seus preços, criar regras de limitação de lucratividade, intervir nos exploradores, abrir o mercado para novos fabricantes. Porque R$ 480,00 por um pneu que só dura duas baterias. Porque é obrigatório comprar pneus em todas as provas federadas ou confederadas, que margem em reais ganham as entidades com isso? A Formula 1 tem duas fabricas que fornecem pneus. a Stock car tem duas fabricas, mas o Kart, o início e a base de tudo, vive com o monopólio da MG. Uma consulta feita ao STJD, respondeu que monopólio no desporto é crime! Quando a CBA e CNK vão apresentar o balanço de arrecadação dos valoes nos dois brasileiros deste ano, algo em torno de R$ 300 mil só em inscrições? Quando a CBA vai mostrar seus investimentos com os valores arrecadados em milhares de Cédulas Desportivas cobradas de todos os pilotos do Brasil? Quando a CBA vai trabalhar para obter patrocínio para ao Brasileiro de Kart? Todas as entidades fazem isto, a CBF no Futebol cobra da Globo, da Record, da Kaiser, da TIM, do HSBC etc,.. todos os esportes tem em suas confederações, departamentos para conquistar patrocinadores, menos a CNK/CBA. E as FAUS? Ninguém se mexe para batalhar patrocínios, ninguém trabalha para ter uma boa assessoria de imprensa e melhor divulgar o kart, são os pilotos e equipes que em suas cidades tentam divulgar seus resultados. A verdade é que todos "eles" exploram o tesão que temos pelo kart, somos os palhaços num circo em que essa turma nos tira prá bobos.
    Feliz do Nelson Piquet, que peitou essa gente toda, foi a luta, e fez do filho um talento por sua conta.
    Brasília, a capital federal, teve sua FAU desfiliada pelos horrores cometidos.
    É bom que saibam, que todos os brasileiros que estão disputando o mundial de kart, foram por suas próprias contas, a CBA não tinha verba. Então os campeões brasilieiros, os dois de cada categoria, não poderiam ter viajado com verba da CBA? E os podiuns com troféus de 20 ou 30 reais, aqueles de futebol comprados em qualquer lojinha?
    Quando a MIni, Birel, TechSpeed e Mega vão começar a dar chassis para os dois primeiros colocados por categoria em competições da CBA e das FAUS? Quando a MG vai dar pneus aos vencedores do brasileiro e estaduais. Calculem quantos milhares de doleres fatura a MG por ano, tomando-se por base, que todo piloto de kart é OBRIGADO a comprar seus PNEUS, em todas as competições do País ao valor médio de 480 reais. Quase um milhão/ano.
    Somos os trouxas de toda esta turma de cartolas que "tira" com a nossa cara!

  • 11/09/2005 19:08 Veberlei - Indignado

    O PROBLEMA É MAIS SÉRIO QUE PENSAMOS, ATUALMENTE AS PEÇAS NÃO VALEM NADA, QUANTOS PILOTOS TIVERAM MOTORES QUEBRADOS APÓS 10 VOLTAS POR PROBLEMAS NAS BIELAS, PINOS OU PISTÕES, E CADÊ OS DIREITOS DOS CONSUMIDORES PILOTOS, NADA DISSO SOMOS TRATADOS COMO UM QUALQUER E FICA O DITO PELO NÃO DITO, CADA DIA PEÇAS DE REPOSIÇÃO MAIS CARAS E DE PIOR QUALIDADE E NINGUEM FAZ NADA, DA MG NEM VAMOS FALAR, PORQUE A MG NÃO FAZ UM BONUS PARA OS PILOTOS, A CADA 10 JOGOS LEVA 01 GRÁTIS, MAS NÃO NINGUEM PENSA EM REDUZIR OS CUSTOS DOS PILOTOS, VEJA OS VALORES DAS INSCRIÇÕES PARA UM BRASILEIRO OU COPA BRASIL, E A CBA AINDA LEVA GRANA DE PATROCINIOS, DEVERIA SER TUDO DE GRAÇA.
    PLANEJAMOS O NOSSO CAMPEONATO PARA SER O MAIS BARATO DO BRASIL, COMEÇAMOS COM 65 PILOTOS E AGORA NA 6ª ETAPA TEMOS APENAS 46 PILOTOS, TODOS COM UMA SÓ RECLAMAÇÃO, OS CUSTOS DAS PEÇAS, CHASSIS, PNEUS ESTÃO ABSURDOS, NINGUEM AGUENTA MAIS, ATÉ OS PILOTOS DOMINGUEIROS ESTÃO PARANDO DE CORRER, AQUELES QUE SÓ QUEREM SE DIVERTIR, TEMOS QUE FAZER ALGUMA COISA A NIVEL DE BRASIL, REUNIR COM AS FABRICAS E CONSEGUIR BONUS E DESCONTOS E AINDA PEÇAS DE MELHOR QUALIDADE, SÓ ASSIM PODEMOS MELHORAR A SITUAÇÃO, O KART É ESPORTE DE BASE E NÃO PODE SER TRATADO COMO A GALINHA DOS OVOS DE OURO, SENÃO A LONGO PRAZO VAI ACABAR OU FICAR COM 04 PILOTOS EM CADA CATEGORIA,

  • 11/09/2005 19:10 Sérgio Minas

    BEM AMIGOS!!!
    No Rio Grande do Norte, também não é diferente, aliás é pior, voces agredita que este ano ainda não houve nenhuma prova ainda no kartódromo local?
    Está no site da federação que o campeonato teria início em setembro, mais pelo jeitão da carruagem não haverá.
    AQUI TEMOS O CIRCO, O PICADEIRO E OS PALHAÇOS!!!
    Abraço,
    Sérgio Minas.

  • 11/09/2005 19:16 Nem Rico Aguenta

    nem rico aguenta mais, o kart está mais caro que tudo, um chassi custa mais que uma moto 0km, um motor tambem, um jogo de pneus que não aguenta nada da MG custa o absurdo de 480,00 e porque não deixam a GOLD participar.?
    Mas os pilotos tem que se unir, pegamos todos e vamos correr com GOLD pra dar uma pressão, só assim pra coisa mudar.
    As inscrições cada dia são mais caras e ainda temos que receber aqueles trófeus michos da cba, uma vergonha, as peças não duram nada e são todas descartaveis, os fabricantes pensam nos pilotos como meros otários que de qualquer jeito vão comprar tudo mesmo, ou seja, nós precisamos unidos mudar essa situação, é triste

  • 11/09/2005 19:22 Paulo Batista

    Sou o pai do piloto João Abreu ( 11 anos ), que esta impedido de fazer o que
    mais gosta (desde a 4ª etapa do paulista), pois os custos, a falta de
    organização por parte dos dirigentes e também o momento econômico que vive o
    nosso país me impedem de poder bancar este esporte que ele tanto gosta.
    Esta união de pais, preparadores, fabricantes, mecânicos e APAIXONADOS pelo
    automobilismo, será a única solução para que num futuro muito próximo, o
    Brasil não passe por uma escassez de pilotos com talento e experiência que
    só o kart pode revelar.
    Talvez esta união ganhe força e numa visão um pouco otimista, poderíamos
    tentar uma reunião com algumas montadoras como a Ford, Volkswagen,
    Chevrolet, Scania, Honda, Renault, Mitsubish e etc, para que subsidiem parte
    deste custo, sob risco de que daqui alguns anos não tenham pilotos para
    suprir as necessidades das equipes de Formula Renault, Formula São Paulo,
    Stock-Car, Formula Truck, Formula 3 e etc, ou terão que procurar tenistas,
    jogador de futebol, triatletas para sentar num cockpit.
    Abraços,
    Paulo Batista ( Pirica )
    Ps: Seria muito bom se o programa Linha de Chegada pudesse falar sobre este
    assunto !!!

  • 12/09/2005 10:30 Sidney G. Santana

    Quero agradecer a grande quantidade de e-mail que recebi nos ultimos dias em demonstracao de apoio pelo artigo publicado "Frustracao" e ao mesmo tempo pude constatar varias historias, mais todas elas com a mesma revolta pela organizacao e falta de apoio. Acho que chegou a hora de tomar-mos atitudes! Sou parceiro para qualquer medida que venha em pro do Kartismo. meu e-mail sidney@escolassid.com

  • 12/09/2005 10:36 Luiz Fernando Maul

    É isso mesmo, temos que nos unir para dar um basta nisso, mas como, boicitando os campeonatos?Acho que é a única maneira, pois somente assim eles vão sentir no bolso....fazer campeonatos não federados e pronto, ou alguém aqui não é capaz de organizar um campeonato?Claro que todos somos capazes disto!
    Em Joinville temos um campeonato de Kart 4 tempos que não é federado, corremos em várias pistas do estado, temos um regulamento muito bem feito e tentamos sempre conseguir patrocínios para as nossas provas(nem sempre conseguimos, mas tentamos) e nos divertimos muito, temos em média 15 karts por categoria(são duas)com provas muito disputadas mesmo, é um show!
    Vamos lá pessoal, mandem idéias!!

  • 12/09/2005 11:52 Wiliam


    Sex9
    Cancelamento de prova
    desagrada maringaense
    O piloto maringaense Marcelo Anselmi (Sicoob) estava concentrado para recuperar a liderança do Campeonato Paulista de Kart, na categoria Júnior Menor, mas a 8ª etapa, que seria realizada neste sábado, na Granja Viana-SP, foi cancelada. O motivo anunciado pelos organizadores foi reclamações de vizinhos do kartódromo, que conseguiram, na justiça, impedir a competição.
    Reclamando do barulho, os moradores da região exigiram a instalação de instrumentos que reduzissem o ruído dos motores para a realização do evento.
    Como os abafadores são acessórios que nem todas as equipes dispõem, e não havia tempo hábil para transferir a etapa para outro local, os organizadores optaram pelo cancelamento.
    A oitava etapa deve, então, ser realizada em acúmulo com a nona, numa possível desgastante rodada dupla.
    Marcelinho não gostou da notícia: “Minha preparação foi toda em cima desta etapa. Conheço bem a pista da Granja Viana e era a grande a confiança de recuperar a ponta na classificação. Uma pena que isto tenha acontecido”, disse o piloto que estava no local do evento deste a terça-feira.
    Em menos de um mês, foi a segunda notícia desagradável que os participantes. Na etapa anterior, por conta da alteração na marca do óleo usado, foram constantes as quebras de motores. O piloto maringaense também enfrentou este problema. “Não posso dizer que perdi a liderança por este motivo, já que os outros também enfrentaram o mesmo problema, mas atrapalhou muito e tirou a concentração”, argumentou.
    Além dos problemas técnicos, o prejuízo financeiro é outra reclamação. O pai do piloto, Marcelo Anselmi, destaca que os custos para se disputar uma etapa desta competição são altos e o cancelamento resulta em prejuízos consideráveis. “Estávamos com o Marcelinho desde a última terça-feira em São Paulo, e uma decisão como esta nos causa prejuízos técnicos e financeiros. Os responsáveis pela organização precisam ter mais responsabilidade pois o kart está crescendo no Brasil e quem cuida da administração não acompanha este crescimento”, desabafou.

  • 12/09/2005 21:28 Vinícius Mynssen

    Depois detudo que li, não sei quem esta na pior situação, pois nós cariocas se quer temos um Kartódromo.

  • 13/09/2005 11:12 Adriano Ipatinga

    É triste ver a categoria inicial do automobilismo não ter a importancia que merece, pela maioria dos organizadores, dirigentes e politicos deste nosso Brasil
    Sei que poucos pilotos conhecem o Kartódromo Emerson Fittipaldi - Kart Clube Ipatinga, na cidade de Ipatinga - MG, mas acho que o motivo que conseguimos continuar com o kartismo em nossa região é o fato de toda a Diretoria do clube ser voluntária, isso é tem amor pelo esporte, temos o apoio total da Prefeitura Municipal, de empresas da região, mas infelizmente só podemos contar com os pilotos regionais, tenho certeza que se os pilotos a nivel nacional tivessem interesse de participar das provas em Ipatinga, conseguiriamos diminuir ainda mais os custos.
    Temos apoio da Prefeitura Municipal, radios AM e FM, TV Cultura, TV Leste (Rede Globo), e ainda : Qualquer corrida que realizamos, por menos que seja a divulgação, temos um publico minimo de 1.500 pessoas que tem acesso totalmente gratuito.
    Então senhores pilotos e equipes aqui vai uma segestão, pq não deixamos de lado os grandes centros que só se preocupam em tirar o dinheiros das equipes e pilotos e não damos atenção as pista do interior.
    Um grande abraço a todos

  • 24/06/2010 21:03 Liana Lycurgo

    Nossa!!! Pensei que só acontecia aqui no Rio de Janeiro, mas estou vendo que essa "vergonheira" é em todo lugar! E pensar que nossos grandes pilotos começam pelo kartismo! Será que no futuro teremos algum piloto representando o Brasil?