O ano de 2021 será movimentado para o piloto Ricardo Gracia
Filho. Depois de disputar a abertura do WSK Master Series, em Adria, na Itália,
um dos principais campeonatos de kart do mundo, Ricardinho encaminhou seu
início de temporada, que terminará com sua estreia na Fórmula 4 Asiática, em
dezembro.
Campeão brasileiro, sul-brasileiro e da Copa Brasil, Gracia
Filho fez sua estreia na equipe inglesa Forza Racing em seu segundo ano nas
competições europeias, mas teve problemas e largou em 35º na final da categoria
OK. Depois de uma bela recuperação, quando já estava em 19º, ele não conseguiu desviar
de um kart rodado à sua frente. Com o kart torto, Ricardinho ainda conseguiu
finalizar em 22º.
“Os treinos livres foram muito bons, virei tempos
incríveis. Foi uma semana muito produtiva, ganhando experiência, confiança na
pista e aperfeiçoamento no material. Gostei muito do trabalho da equipe e vamos
seguir treinando forte”, comentou o kartista.
O disputado torneio é um “esquenta” para Ricardo Gracia
Filho encarar outro grande campeonato, o Europeu, que começa em abril. Ao longo
do ano, o piloto também participará da Copa Brasil (julho) e do Campeonato
Brasileiro (dezembro), duas competições nas quais ele já se sagrou campeão.
No fim outubro também será a vez de Gracia Filho representar
o país no Mundial, que pela primeira vez será realizado no Brasil. O evento acontecerá
no Kartódromo Internacional Speed Park, em Birigui (SP), circuito que o piloto conhece
bem.
No fim do ano, o piloto fará sua estreia na Fórmula 4 Asiática
para se preparar para passos mais largos no automobilismo mundial rumo à
principal categoria do automobilismo, a Fórmula 1.
Nos dois últimos anos, Gracia disputou o Campeonato Europeu
e o Mundial de Kart pela equipe Praga Karts, da República Tcheca. Por aqui,
ainda conquistou a Copa Brasil, em 2019, e celebrou o bicampeonato brasileiro
da categoria no ano passado.
Com um plano de carreira bem definido, Ricardinho Gracia pretende
disputar a temporada da Fórmula 4 em 2022 e, nos dois anos seguintes,
participar da Fórmula 3. A meta é estar na Fórmula 2 em 2025 e, em 2026,
representar o Brasil na Fórmula 1.