No fim de semana que passou, entre os dias 27 e 29 de junho, o piloto brasileiro João Vieira, do Tocantins, disputou a segunda rodada tripla da F4 Italiana. A competição aconteceu no icônico autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, na Itália, e contou com a participação de 22 pilotos que sonham em seguir carreira no automobilismo internacional.
Sem nunca ter tido contato com o traçado, Vieira deu início aos seus treinos conhecendo o traçado e, acima de tudo, estudando bastante a telemetria e os segredos de cada curva do veloz circuito italiano.
Contando com os conselhos do experiente manager Giancarlo Minardi e, muito atento às instruções dos engenheiros e mecânicos da equipe Antonelli Motorsport, João melhorava bastante a cada entrada na pista. Com dedicação e muito trabalho, João registrou o 14º tempo na primeira tomada de tempos e, com uma marca quase um segundo mais veloz, foi o décimo na segunda sessão.
Foram três corridas no fim de semana. Diante da desafiadora pista, manter-se no traçado a cada volta não era tarefa das mais fáceis. Com curvas muito velozes e adversários inexperientes assim como ele, João foi assimilando o máximo de conhecimento possível. Apesar de ter rodado em uma das corridas, o piloto conseguiu terminar as três etapas do fim de semana e, com o acúmulo de quilometragem, fez também várias ultrapassagens e voltas rápidas. Ao fim, João finalizou as provas no 17º, 12º e 11º lugar.
"Não existe mágica em nenhum esporte, muito menos em automobilismo. Estou aprendendo a andar de fórmula e a cada dia consigo adquirir mais experiência e quilometragem. Esta pista de Ímola é muito veloz e difícil. Todo mundo da categoria teve dificuldade de assimilar o traçado e acredito que tudo que passamos aqui foi muito importante para o prosseguimento da temporada", comentou o piloto.
A terceira etapa da F4 Italiana será no autódromo particular da Ferrari, em Mugello, entre os dias 11 e 13 de julho.