publicidade
30/09/2014 09:04

João Vieira conquistou segundo lugar em prova de recuperação no lendário circuito de Monza

Fonte: Quick Comunicação e Marketing


Foto: Divulgação

João Vieira (3º à esquerda) no pódio de Monza


Foi encerrada neste domingo a sexta rodada da temporada inaugural da F4 Italiana. Os 20 competidores que participam do campeonato tiveram a possibilidade de correr em um dos autódromos mais tradicionais do mundo, Monza, no norte da Itália. Em uma rodada que começou com alguns problemas, o piloto brasileiro João Vieira (Antonelli Motorsport), pela segunda vez no ano levou a bandeira verde e amarela para o pódio europeu com uma comemorada segunda posição na terceira corrida da rodada.

A programação oficial desta etapa teve início ainda na sexta-feira, com duas sessões de treinos livres. João, ainda se adaptando ao estilo de condução do carro, aproveitou ao máximo a experiência de sua equipe para assimilar todas as informações possíveis tanto da parte mecânica como da aerodinâmica do carro. "A pista de Monza é considerada uma das mais velozes do mundo. O carro tem que andar praticamente sem asa para que seja mais rápido nas retas. Por outro lado, nas curvas, um mínimo errinho faz com que a gente saia da pista uma vez que, sem o efeito do ar empurrando o carro para baixo, a chance de um incidente aumenta muito", explicou.

No sábado acontecerem as tomadas de tempos que definiram o grid de largada tanto da primeira como da terceira corrida. Na primeira classificação, atrapalhado por um concorrente, João não conseguiu um bom posicionamento na pista. Assim, com a marca de 1m55s401, ficou somente com o 11º lugar no grid. Na tomada da segunda corrida, por sua vez, Vieira impôs um ritmo muito forte e, após ocupar por muito tempo o primeiro lugar, acabou ficando com a segunda colocação para a derradeira corrida do fim de semana.

Na primeira prova, um susto acabou por deixar o piloto de fora da corrida. Um problema no sistema de aceleração de seu carro impediu de deixar com que Vieira alinhasse o seu carro no grid e, assim, sem condições de reparo, nem mesmo largou.

A segunda bateria foi uma verdadeira demonstração do talento de João. Largando do último lugar, o piloto fez uma corrida com várias ultrapassagens. Com muito arrojo ele foi, volta a volta, ganhando posições até que, ao final, recebeu a bandeirada em um comemorado sexto lugar.

Já caía a tarde de domingo quando foi autorizada a última corrida da rodada. Vieira, partindo da primeira fila, conseguiu uma boa largada e se manteve em seu posto. Tentando acompanhar o forte ritmo do líder, João teve uma corrida de muita cabeça. Pressionado, ele conseguiu se manter na segunda posição e atacar o líder, mas, infelizmente sem que conseguisse a ultrapassagem. De todo modo, ele seguiu firme na prova e recebeu a bandeirada na segunda posição - a sua melhor posição de chegada nesta temporada.

"Infelizmente um problema mecânico não me deixou nem mesmo largar na primeira corrida e, com isso, tive de partir de último na segunda. O carro estava muito bem acertado e, com isso, consegui uma boa recuperação na segunda corrida e, mais do que isso, voltar ao pódio na terceira prova. Agradeço muito ao empenho de todo o time e seguiremos com força total para a última rodada do ano, em Ímola, daqui a duas semanas", finalizou o brasileiro de 16 anos.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!