Após sete rodadas triplas foi encerrada neste fim de semana a temporada inaugural da Fórmula 4 Italiana. A competição, criada com o objetivo de ser primeiro passo de jovens pilotos ao saírem do kart, teve grande aceitação e contou com a participação de 28 competidores. As provas finais tiveram como palco o tradicional autódromo de Ímola, na cidade de San Marino.
Competindo com o carro #28 da equipe Antonelli Motorsport, o piloto brasileiro João Vieira, assim como o próprio campeonato, fez a sua estreia nas competições em monopostos exatamente neste ano. Com chassis Tatuus T014 e motores Abarth, a categoria registrou um verdadeiro sucesso e Vieira, mesmo sem nunca ter pilotado um carro antes deste campeonato, fechou a temporada em um comemorado sétimo lugar. Ele somou 93 pontos e marcou sua presença no pódio em Mugello, com um terceiro lugar, e em Monza, com uma segunda colocação.
As disputas em Ímola, neste fim de semana, foram muito competitivas. A pista, uma das mais difíceis da temporada, exigiu muito trabalho e dedicação de competidores e seus times em busca dos acertos ideais para cada uma das atividades. Vieira, nos treinos livres, conseguiu evoluir bastante. Na primeira sessão ele fez o décimo tempo e, no segundo treino, foi o quarto mais veloz. Animado, então, ele partiu para as tomadas de tempos que definiram os posições de largada para a primeira e terceira corrida. Na primeira classificação ele foi muito bem, ficando com o terceiro melhor tempo. Já na segunda, atrapalhado em sua volta mais veloz, ele ficou com a quinta marca.
Animado, o piloto seguiu para as corridas. Na primeira prova, após boa largada, João conseguiu se manter em seu posto, pressionando o concorrente à sua frente. Na quarta volta, em uma bela manobra, ele assumiu a segunda colocação e vinha pressionado o líder até que, na décima volta, um pneu furado o fez abandonar a corrida. Pior que abandonar esta prova foi ter de largar da última posição na segunda corrida, já que o grid é definido pelo resultado da primeira.
Sem desanimar Vieira seguiu para a prova. Ao fechar a sua viseira o piloto parece ter se transformado e deu um verdadeiro show na pista italiana. Com seguidas voltas muito velozes e ultrapassagens em praticamente todos os pontos da pista, João conseguiu ganhar 12 posições e terminou a corrida com o sétimo lugar. Além disso, ele registrou também a volta mais rápida da prova.
Na terceira bateria e última corrida do ano ele não teve a mesma sorte. Partindo do quinto lugar, ele não conseguiu o mesmo desempenho de seu carro e, com isso, acabou perdendo muito tempo nas disputas pelas posições intermediárias. Com isso, ao final da prova, ficou apenas com o décimo lugar.
"Apesar de não ter conseguido voltar ao pódio, consegui mostrar novamente que vivi uma temporada de muita evolução. Nos treinos e nas tomadas eu fiz bons tempos e na primeira corrida meu pneu furou quando eu disputava o primeiro lugar. Na segunda prova, vindo de último, consegui uma grande recuperação e isso tudo certamente deve ser levado em conta. Quero agradecer muito à equipe Antonelli Motorsport e a todos que me ajudaram neste ano. Foi uma temporada de muito aprendizado. Agora, vamos nos preparar para o próximo ano, mas, nesse momento, ainda não tenho definido o meu caminho para 2015", comentou o piloto de 16 anos.