Neste fim de semana, nos dias sete e oito de junho, o Autódromo de Ádria, na Itália, recebeu a histórica corrida inaugural da F4 Italiana. 22 pilotos de vários países do mundo se reuniram para participar da primeira corrida desta categoria que em 2014 está sendo difundida em grande escala pelo mundo inteiro.
Fazendo a sua primeira corrida à bordo de um carro monoposto, o piloto brasileiro João Vieira, que contava apenas com três dias de treinos, utilizou de toda a experiência de Giancarlo Minardi e da equipe Antonelli Motorsport para adquirir a maior bagagem possível e, acima de tudo, conseguir ser veloz diante de concorrentes com vários anos no kartismo europeu e, a maioria deles, já com alguma experiência nos carros.
De forma gradativa João foi melhorando seu rendimento nos treinos livres e, na tomada de tempos, com a marca de 1m16s129, se garantiu na oitava posição para a primeira das três corridas previstas para o fim de semana.
Feliz com seu desempenho, o piloto de Palmas seguiu confiante para as corridas. Com o nervosismo característico de toda estreia, Vieira alinhou seu carro na quarta fila do grid e seguiu para a prova. Um problema, porém, na hora que a luz verde foi acionada, fez com o que o carro de João não conseguisse partir e a equipe teve de funcionar o carro novamente. Ele seguiu na prova, porém, na última posição. Sem desanimar e buscando extrair o máximo do motor Abarth 1.4 turbo, Vieira chegou ao pelotão na metade da prova e, com muito arrojo, passou a ultrapassar os concorrentes. Ao final da bateria ele conseguiu ganhar oito posições, cruzando a linha de chegada no 14º lugar.
Na segunda corrida João seguia com a 'faca nos dentes'. Mais uma vez ele foi muito veloz e, partindo da mesma posição que terminara na bateria anterior, fez uma bela prova de recuperação. Mesmo sem experiência naquele carro, João voltou à fazer ultrapassagens e terminou a corrida na nona posição.
A última e terceira prova do fim de semana foi autorizada no meio da tarde deste domingo. Vieira, que tinha um tempo que lhe dava a 10ª posição do grid, queria muito terminar bem a prova. Após uma largada espetacular o piloto ganhou várias posições e se recuperava bem. Com seis voltas completadas ele já era o quinto colocado, pressionando o quarto. Neste momento, porém, o motor do carro #28 começou a falhar bastante e, com isso, Vieira teve de abandonar a corrida.
"Foi um fim de semana muito bom. Tudo para mim é novidade, mas acho que me saí bem. Eu comecei este fim de semana com menos de 1.000 km de teste no carro enquanto alguns adversários já tem mais de 30 mil. Consegui melhorar a cada entrada na pista e, com certeza, se o motor não tivesse quebrado, eu lutaria por um lugar no pódio da terceira corrida. Vamos em frente e conto com a torcida de todos", comentou o piloto de 16 anos.
A segunda etapa da F4 Italiana será no tradicional Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, no dia 29 de junho.