Neste fim de semana, entre os dias 11 e 13 de julho, enquanto boa parte da população mundial se concentrava para acompanhar as finais da Copa do Mundo de futebol, pilotos e equipes da F4 Italiana trabalhavam duro na pista de Mugello, na região da Toscana, na Itália, durante as atividades da terceira rodada do campeonato.
Representando o Brasil, o piloto brasileiro João Vieira (Antonelli Motorsport), de Palmas, no Tocantins, seguiu seu aprendizado. Em seu terceiro fim de semana de competição nos monopostos, o piloto impressionou a todos com sua rápida adaptação, arrojo e, na terceira prova da rodada, conseguiu um comemorado terceiro lugar, levando a bandeira brasileira novamente ao pódio de uma competição internacional.
João, que fechou sua participação no campeonato poucos dias antes da primeira rodada, praticamente não treinou antes do início das provas. Com a experiência de seu manager Giancarlo Minardi, ele têm conseguido uma assimilação impressionante das reações e limites do equipamento e, diante de um grid de pilotos experientes nas provas na Europa, têm conseguido se destacar.
A participação de João nesta etapa já começou de forma destacada. Nos treinos livres, realizados na sexta-feira, o brasileiro conseguiu um bom acerto para seu carro e, com isso, realizou voltas bastante rápidas que lhe garantiram posições sempre entre os seis mais velozes da pista.
Animado com a condição encontrada nos treinamentos, Vieira seguiu confiante para a tomada de tempos, disputada na manhã de sábado. Com a marca de 1m49s892, ele garantiu para o carro#28 da Antonelli Motorsport a sexta posição para o grid de largada da primeira corrida, que seria disputada no mesmo sábado, no fim da tarde. Na segunda classificação, útil para a formação do grid de largada da terceira corrida da rodada, Vieira conseguiu a quinta posição, porém com um volta um pouco mais rápida, marcando 1m49s722.
Animado então com sua situação, Vieira seguiu para as corridas. Pagando por sua inexperiência e falta de treinos, o piloto teve problemas nas largadas, perdendo sempre um pouco mais de tempo que os demais concorrentes o que, invariavelmente, lhe fazia perder várias posições. Este problema nas largadas, contudo, lhe deu ainda mais energia e força para buscar as melhores posições. Foram três corridas muito disputadas. Com equipamentos muito semelhantes, o arrojo, a técnica e a garra de cada competidor realmente fizeram toda a diferença. Na primeira corrida João terminou na quinta posição e na segunda no sexto lugar.
A terceira prova do fim de semana foi disputada no fim da tarde de domingo. Novamente com problemas na largada, João caiu para o 14º lugar. Uma situação dessas, que poderia desanimar qualquer piloto, parece ter dado mais força para Vieira. Em uma corrida impressionante, o garoto de 16 anos fez inúmeras ultrapassagens. Mostrando-se completamente adaptado ao carro, ele escalou o pelotão e, como um prêmio pelo trabalho realizado, recebeu a bandeirada final no terceiro lugar.
Com os resultados deste fim de semana, Vieira ocupa agora a oitava posição no campeonato, com 33 pontos conquistados.
"Não tenho palavras para expressar a minha alegria. Estamos apostando tudo nesta temporada, estamos sem nenhum centavo de patrocínio e só posso contar com meus resultados para seguir em frente. Agradeço muito à dedicação e carinho da equipe Antonellli e da família Minardi em me ajudar. Eles estão fazendo um trabalho fantástico e, de minha parte, estou fazendo o possível para retribuir a confiança em resultados. Espero que este pódio seja apenas o primeiro de muitos que virão", comentou animado o piloto.
Giancarlo Minardi, responsável pela carreira de Vieira no automobilismo, destacou o feito do piloto. "Estou muito feliz com a atuação de João aqui em Mugello. Durante os testes fiquei impressionado e este pódio é a confirmação de boa qualidade técnica e rápida adaptação de João. Mugello é uma pista desafiadora e ele foi muito bom em não cometer nenhum erro. Na terceira corrida, apesar de um começo ruim, ele recuperou várias posições até a conquista do pódio. Um resultado que levanta muito a sua moral para a segunda metade da temporada", destacou.
A quarta etapa da F4 Italiana será no autódromo de Maggione, entre os dias primeiro e três de agosto.