O piloto potiguar Johilton Pavlak (Inpav/ Facex/ Sbs Outdoor/ Quake 2/ Tibola/ Banda RK) recebeu um convite especial, que pode ser definitivo na escalada de sua carreira rumo à Fórmula 1. Nesta segunda-feira (24) o kartista foi chamado para participar da Fórmula Future, que terá sua primeira etapa no próximo sábado (29) e domingo (30), no Rio de Janeiro, e visa revelar pilotos para a F1. A nova categoria é promovida pelo representante brasileiro na Ferrari, Felipe Massa e foi destaque em matéria no Fantástico (Rede Globo) no último domingo (23).
"A Fórmula Future utilizará carros monoposto, com estrutura semelhante aos carros da F1. Fazia alguns anos que não o tinha no Brasil nenhuma categoria deste tipo. Temos provas da Fórmula 3 por aqui, mas é uma competição sul-americana, sem organização e foco nacional. O Felipe Massa organizou essa categoria visando abrir portas para os talentos nacionais que tenham condições de chegar à Fórmula 1”, explicou Johilton Pavlak, pai e empresário do piloto Johilton Filho.
O piloto potiguar viaja para o Rio de Janeiro nesta quinta-feira (26) para iniciar os treinos da nova categoria. No sábado, o piloto pretende participar pela manhã da tomada de tempo da Fórmula Future e voar para São Paulo, para disputar à tarde, a terceira e quarta etapas da Copa Granja Viana de Kart.
“Esse é o maior passo na carreira do Johilton. Será o primeiro contato dele com um carro monoposto, que tem uma velocidade final de até 230 km. Creio que ele seja o único piloto dos selecionados que nunca tenha tido experiência nesse tipo de carro. A ansiedade está grande. Vamos priorizar a nova categoria e ele só participará da etapa da Granja Viana caso consigamos conciliar”, explica o pai do piloto.
Apesar da grande oportunidade na carreira, Johilton Pavlak não deixará o kart de lado e ainda cumprirá sua agenda de competições, que inclui o Campeonato Sul-Brasileiro, o Campeonato Brasileiro, a Copa Brasil e a Seletiva Petrobrás, que será realizada no fim do ano e contará com os 12 melhores pilotos do Brasil correndo em busca do prêmio de R$ 105 mil reais.