O piloto potiguar Johilton Pavlak conquistou neste domingo (30) dois quartos lugares na primeira rodada dupla da temporada 2010 da Fórmula Future Fiat, disputada no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Os resultados colocam Johilton na quinta posição do campeonato, com 18 pontos, seis atrás do líder Francisco Afaya.
A Fórmula Future utiliza carros monoposto, que tem uma velocidade final de até 230 km, com estrutura semelhante aos carros da F1. Johilton surpreendeu, mesmo sendo sua primeira experiência nesse tipo de carro. “Estou muito feliz e animado. Espero poder conseguir resultados tão bons quanto o desta etapa na próxima, em Londrina. Mesmo sendo dez pilotos estreantes, o nível é muito alto, deixando as disputas muito equilibradas e emocionantes. É muito bom saber que estou dando os primeiros concretos passos para chegar à Fórmula 1”, disse Johilton.
Na primeira bateria disputada pela manhã, o piloto potiguar largou em sexto e saltou para a quarta colocação logo na largada. Como John Louis foi penalizado em 20 segundos por queimar a largada, Johilton assumiu a terceira colocação. O piloto potiguar não conseguiu segurar a posição, terminando em quarto, logo após Nicolas Costa.
No período da tarde, na segunda bateria, o grid foi invertido, por isso Johilton largou em quinto. Com um ritmo muito forte foi se aproximando dos adversários e na 12ª volta, em uma manobra ousada, superou Felipes Apezzatto e assumiu a quarta posição, repetindo o resultado conquistado pela manhã.
Apesar desta grande oportunidade na carreira, Johilton Pavlak não deixará o kart de lado e ainda cumprirá sua agenda de competições, que inclui o Campeonato Sul-Brasileiro, o Campeonato Brasileiro, a Copa Brasil e a Seletiva Petrobrás, que será realizada no fim do ano e contará com os 12 melhores pilotos do Brasil correndo em busca do prêmio de R$ 105 mil reais.
A segunda rodada dupla da Fórmula Future Fiat está marcada para o dia 25 de julho, no Autódromo de Londrina, no Paraná.