publicidade
11/05/2011 10:49

Especial: Confira detalhes da fábrica de rodas que é destaque na Europa

Fonte: Portal Kart Motor / Vroom South America - José Barone


Foto: Divulgação

Roda de Magnésio A.M.V


Cada componente de um chassi de kart é muito importante para o seu desempenho nas pistas. Uma das peças mais importantes para um bom rendimento é a roda.

As rodas são fundamentais no acerto do kart. Fabricadas de alumínio ou magnésio, as peças podem ajudar - e muito - os pilotos ganharem aqueles milésimos que faltam para conquistar a pole-position, por exemplo.

É claro que nem toda roda é igual. Com isso a "guerra" das fábricas também toma conta desse nicho de mercado. Cada fabricante utiliza uma "liga" na fabricação de suas peças, sempre buscando o melhor produto, assim como na fabricação dos tubos que fazem os chassis.

Na Europa, a marca que vem se destacando no kartismo é a A.M.V, da A.M.V Kart Components. A fábrica, com sede na Itália, investe pesado em pesquisa. Além de testes em pista, a fabrica italiana se destaca pelo ótimo controle de qualidade. E, por isso, suas peças são muito utilizadas por pilotos de toda a Europa.

A Vroom International visitou a fábrica italiana e pode acompanhar um pouco mais do processo de fabricação das rodas. As rodas importadas tem um desenho diferenciado das vistas aqui no Brasil. As rodas parecem pequenas rodas de carros de fórmula, com três raios que dão firmeza para a peça.

A fábrica procura desenvolver rodas para cada tipo de pista. De acordo com o fabricante, isso requer um trabalho dobrado, porém é muito importante para o kartismo de alto nível. Entre as características da roda, uma trava de segurança no bico de ar chama a atenção. É um simples detalhe, que pode salvar uma corrida.

No Brasil também há essa "guerra" de fábricas. Nos últimos anos, duas marcas surgiram e ganharam destaque. A paulista KTT e a gaúcha PRacing, que se especializaram em desenvolvimento de produtos periféricos de chassi.

Com a nova regra da CBA/CNK, quando será proibido o famoso "passa eixo", "passa cubo" e "passa roda" de diversas marcas, as fábricas de chassi trataram de se juntar com as fábricas de produtos periféricos. A Birel Sudam, por exemplo, já vende seus chassis com as rodas da KTT.

Roda de Alumínio A.M.V


  • 12/05/2011 11:36 Luiz Dias

    onde posso comprar essa roda e qual o preço.