publicidade
14/04/2011 14:42

ESPECIAL: Pilotos de fábrica, na Europa e no Brasil

Fonte: Portal Kart Motor / Vroom South América - Erno Drehmer e José Barone


Foto: Tony Kart

Ardigò e Catt, pilotos oficiais da Tony Kart


O kartismo europeu é, certamente, o mais desenvolvido do mundo. Várias fábricas, muitos pilotos e diversas pistas movimentam o mercado durante o ano todo. Cada vez mais empresas estudam a possibilidade de produzir peças e serviços para este esporte que é uma verdadeira paixão no Velho Continente.

Sem dúvida, o país referência para o kartismo mundial é a Itália. Por lá estão as principais fábricas de chassis e motores, como Parilla, Tony Kart e CRG. E é de lá também que saem os exemplos de pilotos que competem, de forma oficial, pelas fábricas. Na Europa, é muito comum encontrar pilotos que são profissionais de kart, ou seja, que recebem para correr.

A cada início de temporada as principais fábricas do kartismo europeu anunciam seus pilotos oficiais, que disputarão as principais competições do kartismo mundial. A Tony Kart, por exemplo, faz uma apresentação de seus pilotos, sempre mesclando a experiência com a juventude de novas promessas do esporte. Exemplo seguido pela Kosmic, que pertence à Tony Kart, e a CRG.

Em 2010 o Brasil pôde ter contato com um piloto oficial de fábrica. Durante a primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart, realizado em julho em Volta Redonda, o francês Arnaud Kozlinski, piloto oficial da CRG, veio disputar a competição brasileira na categoria Shifter (que não aconteceu), e contou um pouco sobre sua experiência de ser piloto oficial. "Sou piloto oficial da CRG. Ajudo a fábrica no desenvolvimento de equipamentos e componentes. É muito legal ser piloto de kart profissional. Não penso em mudar de categoria, para carros de Fórmula ou Turismo. Estou muito feliz com o que faço no kart", disse Kozlinski, em entrevista exclusiva ao Portal Kart Motor, naquela oportunidade.

O manager da Tony Kart, Giacomo Aliprandi, acredita que esta política de pilotos oficiais ajuda o desenvolvimento da fábrica. "Temos jovens pilotos, ao lado de competidores bem conhecidos. Graças a isso, podemos considerar que nossa equipe seja competitiva", disse Aliprandi.

Confira a lista de pilotos oficiais de fábrica na Europa:
TONY KART
Marco Ardigò (Italia) - KZ1
Gary Catt (Inglaterra) - KZ1
Rick Dreezen (Bélgica) - KZ1
Alessandro Piccini (Itália) - KZ1
Flavio Camponeschi (Itália) - KF1
Ignazio D’Agosto (Itália) - KF1
Yu Kanamaru (Japão) - KF1
Damiano Fioravanti (Itália) - KF2
Christian Sorensen (Dinamarca) - KF2

KOSMIC
Armand Convers (France) - KZ1
Sebastien Bailly (Bélgica) - KF1
Zdenek Groman (República Tcheca) - KF1
Tereza Gromanova (República Tcheca) - KF1
Nicola Marcon (Itália) - KF2
Paolo Ippolito (Itália) - KF2
Pablo Maranzana (Argentina) - KF2
Tan Ron (Malásia) - KF2
Hiltbrand Pedro (Espanha) - KF3
Alice Brasseur (Bélgica) - KF3

CRG
Davide Foré (Itália) - KZ2
Jonathan Thonon (Bélgica) - KZ2
Mirko Torsellini (Itália) - KZ2
Arnaud Kozlinski (França) - KZ2
Andrea Dali (Itália) - KF2
Denis Nikitchenco (Rússia) - KF2
Max Verstapen (Holanda) - KF3
Max Koebolt (Holanda) - KF3
Jacky Chan (China) - KF3

E no Brasil?
Com um mercado muito menor do que o Europeu, o Brasil ainda não pode contar com o luxo de ter vários exemplos de pilotos que "vivem" de kart. Porém, nos últimos anos, os pilotos brasileiros têm acompanhado uma evolução no mercado nacional.

Com a nítida competitividade das fábricas, o mercado se aqueceu. Além disso, o número de inscritos em Campeonatos Brasileiros e competições regionais, como a Copa São Paulo Granja Viana e até mesmo o Super Kart Brasil, mostram que o kartismo brasileiro caminha para o profissionalismo.

As fábricas de chassi brasileiras já contam com pilotos oficiais. Birel Sudam, Kart Mini, Techspeed, Thunder, Mega e CRG Brasil, tem, pelo menos, um piloto oficial cada.

Um pouco diferente da Europa, no Brasil os pilotos oficiais recebem equipamentos e ajuda de custo para cobrir despesas de corridas. São raros os pilotos que não pagam nada para competir ou que recebem salários para isso.

O manager da Birel Sudam, Marcelo Petriccione, comenta sobre a importância de ter pilotos oficiais de fábrica. "É ótimo ter um piloto oficial para desenvolvimento de cada material. Fazer testes antes de disponibilizar no mercado é, realmente, muito importante. Além do desenvolvimento para homologações", disse o manager, que conta com os paulistas Dennis Dirani (Shifter e Graduados) e Victor Franzoni (Graduados) como pilotos oficiais de sua fábrica.

Outros pilotos de sucesso também ajudam a desenvolver equipamentos para as fábricas nacionais. Na Kart Mini, o paulista Danilo Dirani e o brasiliense Felipe Guimarães comandam o desenvolvimento da marca na categoria Shifter. A Techspeed conta com a experiência do carioca André Nicastro e a Thunder tem o campeão mundial de 1998 Ruben Carrapatoso como seu principal piloto. A CRG Brasil, que importa os chassis italianos, tem como piloto oficial o gaúcho Victor Hugo Matzenbacker. Já a Mega Kart, que tem um forte mercado nas categorias de motores 4 tempos, conta com Leandro Possenti, Oscar Alves Neto e Claudio Roda como pilotos oficiais.

Foto: Maurício Villela

André Nicastro, piloto oficial da Techspeed


  • 14/04/2011 15:44 Décio

    A kart Mini tambem conta com os pilotos Alain Sisdeli e Olin Gli na graduados ...

  • 16/04/2011 11:44 Marcelo Souza

    Jean Aguiar também é piloto oficial da kart mini na shifter kart e na graduados.

  • 18/04/2011 00:40 Nelsao

    Nelsinho Stanisci e piloto oficial da mega kart , noticia divulgada em primeira mao pelo kart gaucho no final do ano passado.