publicidade
16/08/2022 07:51

Kartódromo Internacional de Brusque inicia obras no segundo semestre de 2024

Autor: Portal Kart Motor | Erno Drehmer


Foto: Divulgação

O lançamento da Pedra Fundamental


Em meio ao encerramento de atividades e até mesmo de demolição de alguns kartódromos nos últimos tempos, surge uma bela notícia para o kartismo catarinense e brasileiro. Distante cerca de 100 quilômetros da capital Florianópolis, a cidade de Brusque – que em 2018 teve seu próprio kartódromo fechado e demolido – terá um novo kartódromo, sob o comando e a iniciativa do Automóvel Kart Clube de Brusque.

A construção do Kartódromo Internacional de Brusque – que teve sua “Pedra Fundamental” recentemente lançada – deverá ter início no segundo semestre de 2024 e a previsão é de que o complexo seja inaugurado dois anos depois. Todo o projeto será viabilizado através da Lei de Incentivo do Esporte, emendas parlamentares e investimento da iniciativa privada.

O terreno destinado ao complexo tem 96 mil metros quadrados, 50 mil deles reservados apenas para o traçado. Em um comparativo bastante real, a área total do Kartódromo Beto Carrero (do portão para dentro) é de 51 mil metros.

O complexo como um todo terá 49 boxes, sendo 21 deles de frente para a pista e outros 28 na parte de trás, além de um amplo espaço para a colocação das tendas das equipes. Serão 540 vagas no estacionamento para os carros, 100 vagas para bicicletas, 100 vagas para motos e 20 vagas para ônibus / motorhomes, além de uma estrutura completa para camping.

A iluminação será em LED de última geração e toda a área (incluindo a pista) terá a cobertura de câmeras de vigilância, cujas imagens poderão ser utilizadas para eventuais análises de incidentes ao longo das provas. O kartódromo terá um gerador de energia próprio, placas para captação de energia solar e utilizará um sistema de captação de água da chuva.

A pista deverá ter duas ou três opções de traçado, entre 1250 e 1600 metros de extensão em um kartódromo que se localizará a cerca de 7 quilômetros da cidade, em área destinada a complexos esportivos.

O Kartódromo Internacional de Brusque terá um paddock principal, com academia, sala de treinamentos, lojas e restaurante, e também uma arquibancada para cerca de 200 a 300 pessoas, além de camarotes e uma área familiar.

O projeto prevê também uma Escolinha de Kart em parceria com a Prefeitura Municipal, além de um espaço para o ciclismo, esporte muito praticado em Brusque, cidade que teve Murilo Fischer como seu representante em cinco Olimpíadas.

“Queremos transformar nosso kartódromo no maior e mais completo da América Latina e buscar grandes eventos nacionais”, destaca Aknaton Camargo, presidente do Automóvel Kart Clube de Brusque. “Estamos a 100 quilômetros de Florianópolis e a 30 quilômetros de Navegantes, cidades com aeroportos, e teremos um heliponto no kartódromo. O porto de Itajaí está a 30 quilômetros de Brusque e, além disso, temos dois aeroportos particulares a 1,5 km da pista”, finaliza.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!