O senhor José Argenta Neto, ex-presidente da Federação Brasiliense de Automobilismo – FBA, apesar de ter sido desfiliado pela Confederação Brasileira de Automobilismo - CBA, ainda consegue atrapalhar preparadores e pilotos da modalidade na capital federal, criando dificuldades para realização do campeonato regional.
A CBA filiou em 18 de julho a nova entidade de administração do esporte motor em Brasília, a Federação de Automobilismo do Distrito Federal (FADF), presidida por Fernando Batista Ramos, ex-piloto e ex-integrante do Conselho Técnico Desportivo Nacional. Procurando pela primeira vez promover um campeonato com a utilização dos dois kartódromos existentes na cidade, a nova entidade esbarrou na insensibilidade do antigo dirigente, impedindo a três dias do evento, realização da etapa no kartódromo que administra e obrigando a alteração do local de realização da segunda etapa do Campeonato de Automobilismo do Distrito Federal de 2005, quando os pilotos já treinavam a trinta dias no local previsto, isto é o Kartódromo Ayrton Senna.
A Federação de Automobilismo do Distrito Federal - FADF emitiu a seguinte nota oficial de esclarecimento:
Esclarecemos aos senhores pilotos e chefes de equipe que participam do Campeonato de Kart do Distrito Federal que a 2ª Etapa do mesmo será realizada no dia 6 (seis) de agosto de 2005, no Kartódromo Waltinho Ferrari, localizado no Autódromo Nelson Piquet”.
Esclarecemos ainda que a FADF envidou todos os esforços para a realização dessa etapa no Kartódromo Ayrton Senna, no Guará, conforme estava previsto, o que infelizmente não foi possível, tendo em vista os seguintes motivos:
1) O Kartódromo Ayrton Senna encontra-se cedido ao Guará Motor Clube, mediante convênio de cooperação, celebrado entre o GDF e o citado clube.
2) Em função de tal convênio, a FADF entregou ao Sr. José Argenta Neto, em 19 de julho de 2005 correspondência formalizando a sessão do Kartódromo e solicitando confirmação até 22/07/2005.
3) Muito embora o Guará Motor Clube não tenha se manifestado com relação à correspondência acima referida, mantivemos contato com o Sr. José Argenta Neto, através do Vice-Presidente da Federação, Sr. Napoleão Ribeiro, no dia 30/07/2005, no Kartódromo Ayrton Senna, sem que conseguíssemos a garantia formal quanto à realização do evento.
4) Nova reunião foi realizada às 11:00 do dia 02/08/2005, no Kartódromo Ayrton Senna, da qual estiveram presentes o Sr. José Argenta Neto, o Sr. Napoleão Ribeiro, o Sr. Narciso Mori Júnior (Diretor de Competições do Kart Racing Clube de Brasília), dos preparadores Túlio Paiva e Dibo, mais uma vez sem a formalização da realização do evento.
5) Nessa reunião o Sr. José Argenta Neto solicitou que o evento fosse organizado pelo Guará Motor Clube, tendo sido esclarecido ao mesmo que tal não poderia ser autorizado, uma vez que o referido Clube não está filiado à FADF. No entanto foi informado ao Sr. Argenta que poderia abrir processo junto à FADF solicitando a filiação do Guará Motor Clube apresentando na oportunidade a documentação pertinente.
6) Na parte da tarde do mesmo dia o Sr. Argenta, em reunião com chefes de equipes e pilotos que se encontravam no Kartódromo Ayrton Senna, se comprometeu a assinar qualquer documento que permitisse a utilização daquela praça esportiva para a realização da 28 Etapa do Campeonato, informando que apenas dependeria de reunião com o Vice-Presidente da F ADF para acertos finais.
7) Em contato telefônico entre o Sr. José Argenta Neto, e o Sr. Napoleão Ribeiro, na presença de preparadores e pilotos, foi acertada reunião na sede da Federação, localizada no SCS Quadra 6, Edifício Sônia, Sala 102, às 18:30 horas do mesmo dia, com o objetivo de formalizar a sessão do Kartódromo.
8) O Sr. José Argenta Neto foi aguardado até às 20:30 horas, sem que houvesse comparecimento do mesmo.
9) Diante desses fatos e tendo em vista a premência da realização do evento, não tivemos alternativa, senão transferir o evento para o Kartódromo Waltinho Ferrari.
10) Esclarecemos ainda que continuamos abertos ao diálogo e que envidaremos todos os esforços no sentido de organizarmos as etapas previstas para o Kartódromo Ayrton Senna, naquele estabelecimento.
Brasília-DF, 02 de agosto de 2005
Fernando Batista Ramos
Presidente