Nas ruas do Balneário de Piriápolis, entre as casas e a belíssima praia, o circo do Campeonato Sul-Americano de F-3 disputou sua sétima rodada do ano com as corridas válidas pelas 18ª e 19ª etapas da temporada.
Líder isolado da classe “B” (chassis fabricados até 2007), o piloto mineiro Fernando Kid (Construtora Modelo / Forno de Minas / GK Industrial / Cesário Fórmula) chegou ao país vizinho com o objetivo de marcar o maior número de pontos possíveis e voltar para o país com o título antecipado da temporada.
Porém, as coisas saíram um pouco do programado. Com reduzida programação de treinos e uma prova a menos que a maioria das rodadas do ano, Kid teve que se adaptar ao circuito em pouquíssimo tempo. Além disso, por ser um circuito de rua, às margens da praia, a pista estava constantemente suja, com bastante areia no traçado. Todos os pilotos tiveram grande dificuldade de adaptação, porém, o grande público e a beleza do local compensaram a reduzida qualidade técnica desta rodada.
Kid e a equipe Cesário Fórmula trabalharam bastante o acerto do carro para a tomada de tempos, pois largar na frente em uma pista como esta significaria quase que 70% de chances de vitória. Porém, atrapalhado por um retardatário em sua volta rápida, Resende conseguiu apenas a terceira posição do grid de sua categoria.
Na corrida válida pela 18ª etapa Kid conseguiu superar seu concorrente direto pelo título, Duarte Ferreira, e a partir de então partiu para a disputa direta com Ronaldo Freitas, que liderava a prova. Com vistas à pontuação do campeonato, Fernando preferiu não arriscar os 18 pontos válidos pelo segundo lugar e comboiou o companheiro de equipe até a bandeirada. Ronaldo venceu com Kid em segundo.
A última corrida do final de semana foi disputada no início da tarde de domingo. Kid fez uma boa largada e vinha pela segunda posição, pressionando Ronaldo, mas sem tentar a ultrapassagem. Com 12 voltas completadas, porém, o câmbio de seu carro quebrou o deixando apenas com duas marchas. Muito profissional, Fernando permaneceu no traçado até completar os 75% necessários para que a pontuação da corrida fosse válida e, então, abandonou a três voltas para o final. Ronaldo venceu novamente.
Pelos resultados obtidos Kid somou 30 pontos nas duas corridas do Uruguai e, agora, volta ao Brasil com 376 pontos contra 274 de Ronaldo e 265 de Duarte. Restam ainda cinco provas e 125 pontos em jogo, mas para conquistar o título com antecipação Kid precisa apenas vencer uma das corridas. Assim ele atingiria 401 pontos e, Ronaldo, por sua vez, poderia chegar somente a 399.
“Apesar de não ter vencido nenhuma das corridas aqui no Uruguai fiquei muito feliz por ter conseguido pontuar nas duas corridas e agora, definitivamente, colocar a mão no troféu de campeão. Volto ao Brasil com 101 pontos de vantagem para o segundo colocado e espero, já na próxima rodada, conquistar o título com uma rodada de antecipação”, finalizou o piloto de 17 anos.
A oitava e penúltima rodada do Sul-Americano de F-3 será disputada daqui duas semanas, entre os dias 15 e 17 de outubro, no Autódromo Ayrton Senna, em Londrina, no Paraná.