O Autódromo Internacional Raul Boesel, em Pinhais, na região metropolitana paranaense, recebeu neste final de semana as atividades que compuseram a quinta rodada do Campeonato Sul-Americano de F-3, com as corridas válidas pela 13ª, 14ª e 15ª etapas.
Líder isolado da classe B, formada por carros fabricados até 2007, o piloto mineiro Fernando Kid (Construtora Modelo/ Forno de Minas/ GK Industrial/ Cesário Fórmula) chegou ao Paraná disposto a voltar a vencer uma vez que, na última rodada, não conseguiu o triunfo em nenhuma das três corridas.
Desta vez, porém, a história foi diferente. Ainda nos primeiros treinos livres, realizados na sexta-feira (27) Kid mostrou que está aprendendo bastante na temporada e mesmo sem nunca ter corrido em Curitiba conseguiu acertar bem o carro e já aparecia como o mais veloz de sua categoria. Animado, o piloto seguiu para a tomada de tempos e, com o tempo de 1m16s994, foi quase três décimos mais rápido que o segundo colocado e garantiu a pole-position.
A primeira e a segunda provas do final de semana foram disputadas no sábado, dia 28. Em ambas as oportunidades Kid sobrou na pista. Após boas largadas ele liderou de ponta a ponta e registrou duas importantíssimas vitórias para a sua temporada em busca do título.
A terceira e última prova foi disputada ao meio dia de domingo. Kid mais uma vez era o pole-position e fez uma grande largada. Porém, ainda nas primeiras voltas, seu carro começou a falhar e apresentar um barulho muito estranho. Com a perda de rendimento, ele foi perdendo posições, mas conseguiu levar seu carro até a última volta e finalizou a corrida na quarta posição.
“Estou muito feliz por nossa performance aqui em Curitiba. Conseguimos um excelente acerto para o carro e fizemos assim uma ótima classificação e duas corridas irretocáveis no sábado. Na prova de domingo o motor do carro apresentou um problema que quando eu acelerava até o final ele falhava. Então, fui obrigado a controlar a aceleração durante toda a corrida e, com isso, não consegui a última vitória. Estou animado porque seguiremos agora para as corridas da Argentina e Uruguai onde tenho certeza que terei chances de voltar com o título antecipado da categoria B”, encerrou o belorizontino de 17 anos.