Está completa mais uma temporada com muito a se comemorar para o brasileiro
Kiko Porto (Petromega / DEForce Racing / Speed Group). Logo no primeiro ano em
que correu todas as etapas da F4 Americana, o pernambucano, de apenas de 16
anos, garantiu o vice-campeonato da categoria com três vitórias, dois segundos
lugares e mais três vezes ao pódio na terceira colocação. Foram 220 pontos na
classificação de pilotos, mostrando todo o potencial como profissional de
automobilismo.
Agora, para a temporada 2020, Kiko e a equipe DEFroce Racing
decidiram se unir em um novo desafio: a categoria USF2000, que utiliza a
variação americana da Fórmula Ford, 'F2000', que retornou às pistas
na temporada de 2010. A categoria é homologada pela IndyCar e é o primeiro
degrau no caminho para a Fórmula Indy. A primeira etapa será de 13 a 15 de
março, na pista de São Petersburgo, na Flórida. No total, serão 9 etapas ao
longo do ano e dois períodos de testes, no início de março e no mês de maio.
“Eu já fiz alguns testes este ano na USF2000 e o carro é
muito bom e rápido. Estou muito feliz, também, de continuar na DEForce Racing.
Tivemos uma parceria de muito sucesso em 2019 e acredito que ano que vem não
vai ser diferente. Vamos nos manter focados pra conseguir bons resultados”,
comentou Kiko Porto durante o anúncio da mudança de categoria.
A USF2000 ganhou força e reconhecimento durante as
temporadas e, em 2001, a administração foi transferida para Jon Baytos, que
continuou sua operação até o final da temporada de 2006. Por três anos, nenhum
evento foi realizado sob a bandeira USF2000, mas no final de 2009, com o
incentivo do INDYCAR, Dan Andersen ressuscitou o USF2000 Championship, que
comemorou sua 27ª temporada em 2019 como o Cooper Tires USF2000 Championship, o
primeiro passo oficial no caminho para a Fórmula Indy.
Os competidores desfrutam de uma excelente programação de
eventos de alto nível, culminando em um pacote de bolsas e prêmios para
garantir a graduação do campeão para o próximo nível, o Indy Pro 2000. A
USF2000 mantém uma plataforma econômica com restrições apropriadas às equipes
para conter gastos excessivos e a concorrência resultante é fantástica.