publicidade
12/04/2005 11:54

Leonardo Cordeiro assume liderança do Campeonato Paulista

Autor: Extrabold Press


Depois de muito trabalho na pista, a conquista da liderança da classificacão do Campeonato Paulista de Kart foi uma verdadeira recompensa para o piloto Leonardo Cordeiro (Orion / FedEx / Mahle / Minoica) no último sábado (9/4). Leonardo terminou a terceira etapa do torneio, disputada no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo, na terceira colocação na prova da categoria Graduados B, uma das mais competitivas do torneio. Este foi o terceiro pódio consecutivo do piloto do Vale do Paraíba, que na pré-temporada já havia sagrado-se campeão da Copa Sorriso Campeão. “Meu principal objetivo nesta etapa era sair de Interlagos na liderança do Campeonato. Isso felizmente eu consegui”,  confessou Leonardo, sem, no entanto, mostrar-se acomodado na ponta da tabela de classificação. “Nesta corrida eu não conseguia acompanhar o ritmo dos líderes, por isso vou ter que trabalhar ainda mais junto com a equipe para evoluir no acerto do equipamento”, avaliou.  A prova do último sábado foi vencida pelo paulistano Tales Dias, seguido do conterrâneo Gabriel Tojal.

Na tomada de tempos para definir as posições no grid de largada, Cordeiro marcou o quarto melhor tempo da categoria Graduados B, onde a diferença do pole position para o 17º colocado era menor que meio segundo. “É impressionante como todo mundo está perto. Eu arrisquei uma calibragem de pneus diferente na tomada, mas acabou não dando muito certo para brigar pela pole”, detalhou o piloto de São José dos Campos.

Dada a largada, Leonardo pulou logo da quarta para a segunda posição atrás do líder Gabriel Tojal. Ainda na primeira parte da corrida Leonardo passou a ser pressionado por Tales Dias, que visivelmente vinha com um kart que rendia melhor, especialmente nas saídas de curva. “O meu kart saía um pouco de frente, o que é uma característica dos novos pneus que foram lançados este ano”, contou Leonardo. “As equipes ainda estão aprendendo a acertar o chassi para esses pneus e o forte calor na hora da corrida também complicou um pouco as coisas”, acrescentou. Diante dessas dificuldades, Leonardo adotou uma estratégia mais cautelosa, pensando no Campeonato. “Preferi garantir o terceiro lugar, que me daria a liderança”, explicou. “O Campeonato é muito longo, mas é importante ficar na frente desde o começo”, ressaltou. A temporada paulista de kart em 2005 terá 14 etapas até o mês de dezembro.

Com o terceiro lugar no último sábado, Leonardo tornou-se líder do Campeonato Paulista de Kart na Graduados B. Cordeiro soma agora 22 pontos, contra 18 do paranaense Gabriel Dias, que está na segunda posição. O próximo desafio de Leonardo é o Campeonato Pan-Americano de Kart em Zárate, na Argentina, no próximo dia 24. Esta será a terceira vez Cordeiro disputa a competição internacional, porém marcará a sua estréia na categoria principal do kartismo sul-americano, a Sudam C. Nas edições anteriores – 2003 e 2004 – Leonardo ainda competia pela categoria Júnior.

Os cinco primeiros na 3ª etapa do Campeonato Paulista - Graduados B: 1- Tales Dias; 2- Gabriel Tojal; 3- Leonardo Cordeiro; 4- Gabriel Dias e 5- João Cunha.
 
Os cinco primeiros no Campeonato Paulista de Kart: 1- Leonardo Cordeiro, 22 pontos; 2- Gabriel Dias, 18; 3- Gabriel Tojal, 17; 4- Ricardo Favoretto, 16; 5- Fabiano Machado, 15.
  • Não há comentários cadastrados até o momento!