publicidade
22/06/2022 07:07

Leonardo Ramires venceu o Troféu Ayrton Senna e comemorou seu terceiro título na temporada

Autor: KG COM Assessoria de Comunicação


Foto: Tartalho Fotografia

Leonardo Ramires comemora a vitória e o título no Troféu Ayrton Senna


Com pouco menos de três anos de experiência no kartismo, o jovem Leonardo Ramires (Futura Farmacêutica | Plugt Calçados) vem se mostrando uma das boas revelações do esporte na atual temporada. E uma das provas disso foi mais uma atuação consistente no último sábado (18), quando conquistou o Troféu Ayrton Senna de Kart, seu terceiro título em 2022.

Leonardo Ramires teve seu primeiro contato com o kartismo ao participar de provas de kart indoor no Kartódromo Speed Park, em Birigui (SP), onde reside. Daí para o kartismo profissional foi “um pulo”. “O Leonardo já se destacava e logo ganhou um kart de um amigo que se mudou para os Estados Unidos. E isso foi o primeiro passo para que ele passasse a participar de eventos maiores”, relembra Renato Ramires, pai de Leonardo.

Os bons resultados que Ramires obtivera no indoor começaram a se repetir em competições regionais. Assim, o jovem piloto sagrou-se bicampeão da Copa Interior e campeão do Clube Kart Birigui (CKB) e é o líder da atual temporada, desempenho que repete no RPK, igualmente disputado no Speed Park.

Ao longo de sua ainda curta carreira, Leonardo Ramires (Futura Farmacêutica | Plugt Calçados) participou de prova nos Estados Unidos, em Homestead, na Flórida, e já conquistou exatos 51 troféus, alguns deles fruto de sua participação em um dos mais importantes campeonatos estaduais do Brasil, a Copa São Paulo Light, disputada regularmente no lendário Kartódromo de Interlagos, na capital paulista.

Nesta competição, que disputa pela primeira vez, Leonardo Ramires terminou quatro das cinco etapas realizadas na zona de pontuação em meio a um grid com média de 30 participantes por rodada. “Ele vem mostrando uma evolução incrível no Light e atualmente é o 5º colocado em uma tabela de classificação que conta com 42 pilotos”, comemora Renato Ramires.

Há cerca de um mês atrás Leonardo Ramires conquistou dois títulos em um único final de semana. Competindo no Speed Park, ele sagrou-se campeão do Circuito Paulista na Cadete e Mini 2T, que utilizam motores diferentes entre si, de 4 e de 2 tempos, respectivamente.

Os títulos no Circuito Paulista fecharam com “chave de ouro” a preparação para o Troféu Ayrton Senna, que, enfim, se tornaria o mais novo motivo para comemorações na família Ramires. No último sábado (18), com pilotagens novamente muito seguras, Leonardo Ramires sagrou-se campeão do Troféu Ayrton Senna na Cadete e vice-campeão na Mini 2T.

E a conquista na Cadete foi a mais comemorada pelo piloto e por sua equipe, a Infinity Race Team. Depois de largar em último, Ramires venceu a primeira corrida classificatória e foi o segundo colocado na prova seguinte, o que lhe colocou na segunda posição no grid de largada da corrida decisiva, a Final.

A disputa pelo título na Final foi intensa e a última volta, com três pilotos lutando pela vitória, teve um tom ainda maior de emoção. Nas últimas curvas, Leonardo Ramires, então segundo colocado, atacou o líder Lourenço Varela, do que Guilherme Moleiro se aproveitou para tomar a ponta. Ramires, que havia caído para terceiro, fez um traçado mais lento na entrada da última curva para ter maior velocidade na saída e superou os dois concorrentes para vencer com apenas 144 milésimos de vantagem e comemorar o título.

“O Leonardo tem muito foco, disciplina, concentração e raciocínio rápido. O objetivo dele é ser o piloto revelação do ano e, claro, se possível, comemorando mais alguns títulos”, finaliza Renato Ramires.

  • 29/06/2022 08:43 RENATO

    Piloto compromEtido, a ultrapassagem que fez na última curva realmente foi digna de campeão, percepção e leitura perfeita.