Há exatamente um ano, no final de semana da Páscoa de 2010, no Autódromo de Oulton Park, na Inglaterra, o piloto brasileiro Lucas Foresti (Radiex / Corsa) fazia a sua primeira corrida no Campeonato Inglês de F-3.
Hoje, com uma temporada de experiência e comemorando os bons resultados na primeira rodada da competição, Lucas conseguiu, pela primeira vez em sua carreira, conquistar uma vitória neste que é um dos mais tradicionais campeonatos do automobilismo mundial.
Exatamente na mesma pista que estreou na categoria Lucas mostrou o quanto amadureceu no decorrer deste ano e, principalmente, superou cada uma das dificuldades de seu caminho para conquistar esta primeira vitória.
A programação do final de semana teve início na última sexta-feira, com duas sessões de treinos livres. Nesta ocasião, com um grande trabalho da equipe Fortec Motorsport e dos técnicos da Mercedes-Benz, o time encontrou um acerto ideal para o carro diante as condições do seletivo traçado de Oulton Park.
Na manhã deste sábado foi disputada a tomada de tempos. Lucas, até a metade da sessão era apenas o 12º e buscava os últimos ajustes para tentar a sua “flying lap”, aqui no Brasil também chamada de “volta do pneu”. Com tudo pronto o piloto foi para a pista com o jogo de pneus novos, mas um acidente com outro carro exatamente neste instante fez com que Lucas retornasse aos boxes. Como o tempo da sessão não é descontado nestas ocasiões todos ficaram esperando a liberação do circuito para tentarem melhorar suas marcas. Foresti, muito concentrado, conseguiu fazer três voltas muito rápidas e, com o tempo de 1m27s965 garantiu o direito de largar na pole-position da primeira corrida e na segunda posição da terceira corrida.
No início da tarde nublada de Oulton Park Lucas partiu para a sua corrida. Depois de uma excelente largada o piloto manteve-se na ponta deixando a briga pela segundo lugar nas mãos de Menasheh Idafar e Luis Felipe Nasr. Aproveitando da batalha entre os dois, Lucas manteve-se muito concentrado e, volta a volta, abria mais em relação aos seus concorrentes. Na segunda metade da corrida o piloto parecia com o carro ainda mais integrado ao seu estilo de pilotagem e, neste momento, registrou por várias vezes a volta mais rápida da prova e, também, o recorde da pista. Ao final das 21 voltas, com mais de 18 segundos de vantagem para o segundo colocado, Foresti comemorou muito a sua primeira vitória no Campeonato Ingles de F-3. O também brasileiro Felipe Nasr chegou em segundo e o malaio Jazeman Jaafar ficou com o terceiro lugar. Com o tempo de 1m28s669 Foresti ficou com a volta mais rápida da prova e, também, o novo recorde do circuito.
“Não tenho nem palavras para expressar a minha alegria neste momento. Quero agradecer muito pelo apoio e empenho de todos da minha equipe e da Mercedes-Benz. Não posso deixar de agradecer também ao apoio e torcida de todo o pessoal da Radiex e, principalmente, de minha família. Estamos no começo da temporada e, cada vez mais, fazer muitos pontos é primordial na luta pelo campeonato. Como neste final de semana a programação é diferenciada, terei todo este domingo de Páscoa para comemorar esta vitória para então, na segunda, lutar pelas outras duas corridas do final de semana”, comentou o piloto de 18 anos.
Após quatro corridas Lucas assumiu agora a terceira posição do campeonato, com 38 pontos. Felipe Nasr lidera com 66, seguido por Jazeman Jaafar, com 45.
A programação oficial do final de semana segue nesta segunda-feira.