publicidade
28/09/2010 08:41

Lucas Foresti encerrou primeiro ano na Fórmula 3 Britânica

Fonte: Quick Comunicação e Marketing


Neste último final de semana (25 e 26), no tradicional autódromo inglês de Brands Hatch, teve fim o Campeonato Britânico de F-3 2010. O brasileiro Lucas Foresti (Carlin Team), que fez sua temporada de estreia na competição, mais uma vez esteve na pista e, assim, completou sua primeira temporada em uma das principais categorias do automobilismo mundial.

Com a experiência de apenas uma temporada na F-3 Sul-Americana e o grande espírito de competição que move suas ações, Foresti aceitou o desafio de disputar o British F-3 2010. Com o incondicional apoio de sua família e muita dedicação, o piloto praticamente se “internou” no cockpit entre corridas, treinos e simuladores.

Como suporte à sua temporada de F-3, assim como incentivo para buscar experiência para as provas seguintes, Lucas disputou também a temporada inaugural da GP3 Series, onde se destacou como um dos principais competidores da nova geração.

Junto à equipe Carlin, que tinha seis carros no grid da competição, Lucas passou por um longo período de aprendizado. Foram 30 corridas ao longo do ano, distribuídas em 10 eventos de rodadas triplas. Diante de companheiros de equipe bem mais experientes, Foresti aproveitou ao máximo o que cada um do time tinha a oferecer. “Conversei muito com todos do time e procurei extrair o que cada um tinha de informação para me passar, desde os motoristas das carretas até o dono da equipe, procurei manter uma boa relação com todos e assimilar o que de mais proveitoso eles poderiam me acrescentar. Foram meses de muito trabalho, mas que considero de resultados bastante expressivos para o restante da minha carreira”, contou Foresti.

Ao seu lado durante toda a temporada estiveram seu experiente coach, o ex-piloto Roberto Pupo Moreno, e seu engenheiro, Steffan De Groot. Steffan, também fazendo sua estreia no time, vivenciou com Lucas todas as situações de ajuste do carro e adaptação aos circuitos do campeonato. Moreno, por sua vez, foi o companheiro de todas as horas e a pessoa que transmitiu a Foresti toda a sua experiência no automobilismo, tentando ensinar ao piloto as artimanhas das competições.

Foresti encerrou a temporada na 13ª posição somando 45 pontos. Teve como melhor posição de corrida o pódio em Silverstone, com um terceiro lugar. Agora, daqui para frente, o piloto de 18 anos já tem novos planos.

Korea e Macau
Com vistas à continuidade de um ano de aprendizado, Lucas aceitou o convite que recebeu dos organizadores de corridas da Ásia e, nos próximos meses, participará de uma competição na Korea e outra em Macau.

Nos dias 23 e 24 de outubro, na cidade de Yeongam, na Korea, Foresti participará da prova de F-3 que fará parte da programação da corrida da F-1. Será a primeira vez que a principal categoria do automobilismo competirá no país e Lucas estará no evento para prestigiar a competição.

Exatamente um mês depois, nas ruas da cidade de Macau, Foresti participará da 57ª edição da competição. A prova, uma espécie de Open de F-3, reúne equipes de várias partes do mundo e somente aceita pilotos convidados, que tenham em seu currículo resultados expressivos durante a temporada. Foresti foi um dos convidados deste ano e estará representando as cores do Brasil.

Com vistas a aprimorar seu conhecimento do carro e de motorização, Lucas estará nestes dois desafios defendendo as cores da equipe Fortec, também da F-3 Britânica. O time, que venceu várias provas desta temporada com Oliver Webb, compete com motores Mercedes-Benz e será mais um equipamento diferente para Foresti se acostumar e, quem sabe, ajudar na sua decisão do que fazer na próxima temporada.

“Quero agradecer o empenho e dedicação de todos da equipe Carlin. Tive uma temporada bastante produtiva, mas, neste momento, quero conhecer outros equipamentos que certamente me ajudarão a definir os rumos da minha carreira para 2011. A Fortec é uma equipe de ponta, tive contato com eles desde quando competi na Nova Zelândia, no início deste ano e, agora, vamos fazer uma nova experiência com um carro um pouco diferente e os motores Mercedes”, encerrou animado o piloto.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!