Terminou neste domingo (28) a segunda rodada dupla da Fórmula Renault 3.5. A competição, conhecida no Brasil por World Series by Renault, foi disputada no Autódromo de Motorland, em Alcaniz, na Espanha, e contou com a participação de 26 competidores.
O brasileiro Lucas Foresti, de Brasília, esteve na corrida em busca de superar os desafios e conseguir finalizar as duas baterias na zona de pontuação. Infelizmente, em virtude de problemas de acerto do carro, interrupções das atividades com bandeira vermelha e muita chuva, o objetivo não pôde ser completado.
As atividades deste final de semana foram iniciadas ainda na tarde de quinta-feira, com três horas de treinos extras. Na sexta-feira os carros retomaram para a pista, aí então para as atividades normais da competição. Foram duas sessões de treinos livres onde a equipe Comtec Racing trabalhou melhor os ajustes do carro e preparou todo o conjunto para as duas tomadas de tempos que estavam por vir. Com o 14ª e 18ª tempos, respectivamente, Foresti não estava satisfeito e, junto a seus mecânicos e engenheiro, procurou encontrar a melhor solução.
No sábado os carros entraram na pista direto para a tomada de tempos. Com a pista completamente encharcada e muita chuva, Foresti registrou o tempo de 1m55s944, o que lhe garantiu apenas a 19ª posição no grid. Algumas horas depois teve a primeira corrida. Com um acerto que privilegiou a aerodinâmica do carro, com muita "asa", Foresti partiu para a corrida. Com este ajuste seu carro era muito rápido nas curvas, mas perdia bastante em velocidade de reta. Ele fez o que pôde, conseguiu superar vários adversários e, ao final das 27 voltas, encerrou na 14ª posição.
Na manhã deste domingo nova tomada de tempos foi realizada. Novamente na chuva, a equipe Comtec achou um acerto muito bom para o carro e Lucas foi para a pista. Em sua melhor volta ele havia conseguido ser o mais veloz no primeiro e segundo setores da pista e seguia para a conquista da pole-position. Neste momento, porém, a sessão foi interrompida em virtude de um acidente e, com isso, teve de abortar sua volta. Infelizmente a chuva tornou-se ainda mais intensa e Lucas não conseguiu repetir a boa volta, ficando apenas com o 24º lugar do grid. Na corrida, também com chuva, o piloto fez uma bela prova de recuperação. Com tranquilidade para fazer as ultrapassagens e voltas constantes ele conseguiu ganhar várias posições e, ao final, terminou a corrida com o 16º lugar.
"Tivemos aqui na Espanha um final de semana muito difícil. As condições da pista mudavam a todo o momento, foi muito complicado encontrarmos um acerto ideal para o carro. Tive pela primeira vez na categoria a chance real de conquistar uma pole-position, mas infelizmente a bandeira vermelha me tirou completamente esta condição. Na prova de hoje, mesmo sem conseguir enxergar quase nada, fiz o meu melhor, consegui ultrapassar oito carros, mas se eu tivesse conseguido largar na frente o resultado teria sido muito melhor. Agradeço o empenho e dedicação de todos do nosso time e seguimos animados para a próxima etapa", comentou o piloto de 20 anos.
A F-Renault 3.5 retoma o seu calendário daqui um mês. Entre os dias 23 e 26 de maio a categoria fará a terceira rodada do campeonato nas ruas do Principado de Mônaco. No mesmo final de semana do GP da F-1, pilotos e equipes da categoria estarão diante dos olhos do mundo inteiro para mais duas emocionantes corridas.