Terminou neste domingo (9) mais uma edição do Campeonato Britânico de F-3. A competição, uma das mais tradicionais do automobilismo mundial, teve nesta temporada uma de suas edições mais difíceis e contou com a participação de quase 30 pilotos, sete deles representando o Brasil.
O brasiliense Lucas Foresti (Radiex) foi um dos brasileiros que efetivamente participou da disputa pelo título da competição e por três vezes levou a bandeira verde e amarela ao alto do pódio britânico. Competindo pela equipe Fortec Motorsport, que utiliza motores Mercedes-Benz e chassis Dallara, o piloto foi um dos grandes destaques da competição e, com o fim de sua segunda temporada no British F-3, já planeja seu futuro em categorias mais próximas à F-1 para a temporada 2012.
Silverstone, a última rodada do ano
A última rodada do campeonato aconteceu neste final de semana, entre os dias sete e nove de outubro, no Autódromo de Silverstone. A pista, uma das mais tradicionais e seletivas da temporada, é a sede da F-1 quando passa pela Grã-Bretanha e também é onde a maioria das equipes desenvolve seus carros e pilotos em treinos coletivos e particulares.
Neste palco foram disputadas as três últimas corridas do ano que Foresti, serviram como encerramento de uma temporada de muito aprendizado, com seu retorno ao pódio das competições. Lucas esteve rápido durante todo o final de semana e, diferente das últimas etapas, teve um carro capaz de brigar pelas primeiras colocações.
Na manhã de sábado, na sessão classificatória, Lucas fez o sexto melhor tempo. A primeira prova foi disputada no mesmo dia e, com muita determinação, Foresti partiu para cima dos adversários com o único pensamento de conquistar posições. Com um estilo de pilotagem agressivo ele conseguiu finalizar a corrida na quinta posição.
A segunda corrida da rodada teve duração de 20 minutos e seu grid de largada foi invertido ao resultado da bateria anterior. Foresti, em uma corrida espetacular, conseguiu se destacar bastante na prova e depois de ultrapassagens arrojadas, finalizou a corrida na segunda posição, voltando ao pódio do British F-3.
A última e decisiva corrida do campeonato foi disputada no final da tarde deste domingo. Com um carro muito bem acertado para o seletivo circuito, o representante da Radiex fez uma grande largada pulando para o quarto lugar. Por algumas voltas Lucas ainda tentou buscar os concorrentes à sua frente, mas, muito pressionado, acabou sendo superado e finalizou a prova na sexta colocação.
Com este resultado Lucas foi o piloto que mais se destacou na última rodada do campeonato e, como de costume, recebeu o prêmio “Sunoco - Driver of The Weekend”. Esta premiação é fornecida pela empresa fornecedora de combustíveis da competição como forma de destacar os pilotos que melhor se saíram em cada rodada.
Uma temporada de bons resultados
Após dez rodadas, trinta corridas e competições que passaram pela Itália, Inglaterra, França, Alemanha e Bélgica, Lucas Foresti conseguiu finalizar a sua segunda temporada no Campeonato Britânico de F-3 na sétima posição, com 170 pontos conquistados.
Porém, para chegar a esta marca, o piloto construiu resultados muito expressivos ao longo da temporada e, com determinação, foi somando importantes pontos. Após um começo de ano com seguidos pódios, Foresti e a Fortec Motorsport tiveram um período difícil na segunda metade da competição e somente nesta última etapa voltaram a subir no pódio.
Em 2011 Lucas esteve ao todo dez vezes no pódio do British F-3. Foram três vitórias, quatro segundos lugares um recorde de pista e, em três rodadas, recebeu o prêmio de melhor piloto do final de semana.
“Estou bastante feliz com os resultados que conseguimos acumular ao longo do ano. Tivemos uma temporada que começou muito bem, com vitórias e seguidos pódios, mas depois nós encontramos algumas dificuldades que nos deixaram distante da luta pelo título. Em nenhum momento desanimamos, trabalhamos muito na sede da equipe e em testes particulares e o resultado apareceu nesta última prova, com nosso retorno ao pódio. Quero agradecer muito à confiança da Radiex em acreditar e apoiar a minha carreira, ao empenho de todo o staff da Fortec Motorsport, da Mercedes-Benz, do meu ‘coach’ Roberto Pupo Moreno e a todos que torceram por mim durante toda a temporada. Estamos trabalhando para definir os rumos da minha carreira para o próximo ano e acredito que, em breve, traremos notícias boas”, encerrou o piloto de 19 anos.