Neste final de semana o Campeonato Britânico de F-3 desembarcou no território belga, mais precisamente no Autódromo de Spa-Francorchamps, para a realização de sua sétima rodada do ano com as provas que foram válidas pela 19ª, 20ª e 21ª etapas da competição.
Um dos principais destaques desta temporada, o brasileiro Lucas Foresti (Radiex), chegou a esta rodada animado em conquistar bons resultados e recuperar a vice-liderança do campeonato, perdida nas provas de Paul Ricard, disputadas há duas semanas.
Mesmo com todo o empenho e dedicação de Lucas, dos engenheiros da equipe Fortec Motorsport e dos técnicos da Mercedes-Benz, responsáveis pelos motores do carro do piloto, eles não conseguiram encontrar um acerto ideal para esta pista, que conta com características muito próprias como a extensão de quase sete quilômetros, altíssimas velocidades e curvas, como a Eau Rouge, que chegam a exercer quase 5G’s de pressão sobre os pilotos.
Outro fator que atrapalhou bastante o rendimento de Lucas nesta rodada foi a unificação do grid com o Campeonato Europeu de F-3 e o Troféu FIA de F-3. Com um total de 29 pilotos na pista aconteceram várias situações em que Lucas estava disputando a posição com um piloto, mas seu concorrente direto no Campeonato Britânico estava duas ou três posições à frente.
Sem desanimar diante das dificuldade,s Lucas mostrou sua grande habilidade de pilotar em condições extremas na tomada de tempos. Com o piso molhado ele conseguiu ser extremamente rápido e ficou com a segunda melhor marca da sessão. Nas corridas, porém, o piloto não teve a mesma sorte e, com a pista seca, realmente o conjunto do carro da Fortec não estava com o mesmo rendimento dos concorrentes. Assim, com um oitavo, um sétimo e um sexto lugares, respectivamente nas três corridas, o piloto da Radiex conseguiu chegar à zona de pontuação nas três provas, mas caiu duas posições na classificação do campeonato, ocupando agora o quinto lugar, com 140 pontos.
“Estou bastante desapontado com a nossa atuação aqui em Spa. O carro, realmente, não estava bom para a pista seca e, deste modo, eu não conseguia, principalmente nos trechos de alta, acompanhar o rendimento de meus concorrentes. Na tomada, quando a pista secou, eu ainda consegui andar bem, mas depois, realmente não tive o que fazer. O campeonato agora entra em seu período de férias e teremos a próxima etapa só daqui um mês. O time terá bastante tempo para trabalhar e, neste meio tempo, teremos também alguns treinos particulares onde, espero, que consigamos solucionar os problemas para que eu possa, efetivamente, voltar a lutar pelas vitórias nas três rodadas que ainda faltam do campeonato”, comentou o piloto de 19 anos.