publicidade
15/08/2011 09:55

Lucas Foresti terminou entre os top 10 em Zandvoort

Fonte: Quick Comunicação e Marketing


Foto: Jakob Ebrey

Lucas Foresti


No interior da Holanda, no autódromo Circuit Park Zandvoort, distante cerca de 40 minutos da capital Amsterdã, foi realizada neste domingo (14) a 20ª edição do Masters of F-3. A competição, que já contou com a participação de quase todos os pilotos que competem na F-1 atual, é considerada uma espécie de Copa do Mundo da modalidade.

Representando o Brasil pelo segundo ano consecutivo, o piloto brasiliense Lucas Foresti (Radiex) esteve na disputa representando as cores da equipe Mucke Motorsport, da Alemanha. Utilizando um conjunto baseado nos chassis Dallara, motores Mercedes-Benz e pneus Kumho, o jovem de 19 anos tinha pela frente o desafio de um carro bastante diferente do que ele está acostumado nas disputas do Brititsh F-3.

A programação do Ultimate Masters foi toda desenvolvida no sábado e no domingo e, diferente das competições regulares da F-3, contou apenas com uma corrida. Além disso, para piorar a situação dos pilotos de fora, no sábado, dia dos treinos e classificação, as condições climáticas mudavam a todo instante e a pista ora estava seca e ora molhada. Com isso, acertar o carro de uma forma precisa tornou-se tarefa quase impossível para os competidores.

Sem parâmetros para lhe auxiliar na configuração do carro, Lucas encontrou uma pista molhada no primeiro treino, seca no segundo, seca na segunda classificação e molhada na segunda classificação. Nesta segunda classificação Foresti conseguiu a sua melhor atuação do final de semana. Sob chuva, ele conseguiu registrar uma volta bastante rápida e ficou com o quinto lugar na sessão. Mas, como o grid de largada foi determinado pelo melhor tempo nas duas tomadas, Foresti acabou assegurando o décimo lugar para a largada.

No final do dia de sábado, Lucas comentou suas impressões. “Está muito difícil para conseguir um bom acerto para esta prova. Os pneus são muito diferentes dos que usamos no British F-3 e, além disso, com esta mudança de chove e para o tempo todo, não tem como seguirmos uma linha de trabalho. O pessoal que corre o Euro-Series, que já têm uma experiência maior com este composto de pneus da Kumho, certamente tem uma vantagem muito grande perante os demais concorrentes”, analisou.

Pela horário de Brasília a corrida teve sua largada as 9:30h. Foresti teve uma boa partida e, ainda na primeira curva, conseguiu se livrar de um acidente que envolveu vários carros. Concentrado, o piloto brasileiro passou a imprimir um forte ritmo e não demorou a incomodar os adversários. Porém, o sinuoso traçado de Zandvoort tem como uma de suas características mais marcantes a dificuldade de ultrapassagem. Deste modo, Foresti conseguiu levar o carro da Radiex com muita garra e, quando pôde, com arrojo e determinação ultrapassou alguns concorrentes, finalizando a prova na oitava colocação. O sueco Felix Rosenqvist, companheiro de Lucas na equipe Mucke ficou com o título.

“Realmente tivemos um final de semana bem complicado aqui em Zandvoort. Além da dificuldade normal de uma pista diferente e que mudava de condições a todo instante, eu tinha também um equipamento diferente nas mãos. Os pneus Kumho são muito mais aderentes e acabam por proporcionar ao piloto um estilo de pilotagem completamente diferente. Eu efetivamente tive um treino para me adaptar a este pneu antes da tomada de tempos. Quando a pista estava molhada estas diferenças diminuíam muito e eu conseguia tempos mais expressivos. Enfim, o aprendizado foi muito válido. Quero agradecer à Radiex pela oportunidade de disputar mais esta competição. Também sou grato ao empenho do pessoal da Mucke Motorsport e os engenheiros da Mercedes que durante todo o final de semana me proporcionaram um carro muito rápido e competitivo”, encerrou o piloto de 19 anos.

Nos próximos dias Lucas permanece na Inglaterra, aproveitando seu período de férias das provas do British F-3. Em sua agenda estão a continuação dos treinos físicos, um treino particular com a equipe Fortec Motorsport e a preparação para as três últimas rodadas do Campeonato Britânico. O próximo final de semana de competição será no norte da Inglaterra, entre os dias dois e quatro de setembro, no Autódromo de Rockingham.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!