Neste final de semana (21 a 23) o brasileiro Lucas Foresti (Carlin Team) esteve na França, mais precisamente no Autódromo de Magny-Cours, onde participou das atividades da terceira rodada do Campeonato Britânico de F-3. As disputas foram válidas pela sétima, oitava e nona etapas do certame.
As atividades tiveram início na manhã de sexta com uma longa sessão que teve três horas de duração. Foresti, que não conhecia o circuito, aproveitou ao máximo este tempo para se adaptar ao traçado e junto ao seu engenheiro e mecânicos encontrarem os melhores acertos para a tomada de tempos e as três corridas que estavam por vir. Lucas, de maneira determinada, conseguiu seu melhor desempenho na parte final do treino com uma marca que lhe garantiu a sexta posição.
Feliz com o resultado o piloto voltou para os boxes onde passou o resto do dia analisando a telemetria com seu engenheiro e Roberto Pupo Moreno, seu coach. Ao final das análises eles chegaram ao consenso que poderiam conseguir alguma melhora com a troca do motor para a classificação e assim o fizeram, partindo com um novo propulsor para a tomada de tempos.
A sessão classificatória teve 30 minutos de duração e Foresti conquistou um significativo resultado com o tempo de 1m34s422, marca que lhe deixou com a 11ª posição. Porém, o piloto não ficou satisfeito com o resultado e, analisando a telemetria após a tomada, foi detectado que os engenheiros da Volkswagen, responsáveis pela troca do motor, deixaram o mesmo limitado a 80% de sua potência. “Não acreditei quando vimos este problema na telemetria. Fiquei com a sexta marca no treino livre e tinha certeza que poderia fazer um excelente tempo na tomada. Mesmo com este problema eu tive a minha melhor posição de largada da temporada, o que me deixa mais animado para a corrida”, explicou Lucas.
Na primeira corrida, realizada na tarde de sábado, a experiência de Lucas foi finalizada ainda na primeira volta. Após uma grande largada e a conquista de cinco posições o brasileiro acabou se enroscando com Alex Brundle e ambos abandonaram a corrida. Oliver Webb venceu.
A prova da oitava etapa do Campeonato foi disputada na manhã deste domingo e Foresti, devido ao acidente da primeira prova, largou da 22ª e última posição. Consciente do excelente carro que tinha em mãos e, recordando-se das grandes corridas dos dois últimos finais de semana na GP3 Series e no Sul-Americano de F-3, Lucas alinhou seu carro disposto a se recuperar. Após uma excelente largada Lucas partiu para cima dos adversários e, de forma bastante arrojada, foi ganhando posições já na primeira volta. As voltas foram passando e o brasileiro, com muita determinação, usava todos os pontos do circuito para fazer ultrapassagens. Devido a um acidente a corrida teve de ser interrompida e, momentos após, reiniciada. Ao todo a corrida teve apenas sete voltas e Foresti, de forma contundente, mostrou a grande evolução que tem feito ao longo da temporada e recebeu a bandeirada na sétima posição, caracterizando assim a conquista de 15 posições. Jean-Eric Vergne venceu.
A última prova do final de semana e, a mais longa do cronograma, com 40 minutos de duração, teve Lucas partindo da 11ª posição. Mais uma vez Foresti mostrou muita tranqüilidade e concentração. Após uma excelente largada o piloto já conquistou uma posição e partiu em busca do primeiro pelotão. Ocorre, porém, que na terceira volta da corrida o carro de Lucas começou a apresentar falhas intermitentes do motor. “O carro vinha muito bem e, de repente, cortava a aceleração. Falei com o pessoal do time no rádio e eles me disseram que não tinha nada que pudessem tentar e era para eu fazer o que desse na pista”, comentou o piloto. Assim, o brasileiro manteve-se no traçado e, quando o equipamento cooperava, conseguia voltas rápidas. No final da prova as falhas aumentaram, mas mesmo assim Foresti lutou até a bandeirada e terminou a corrida na nona posição, pontuando assim pela segunda vez no final de semana. Webb venceu novamente.
“Este final de semana foi bastante proveitoso e, ao mesmo tempo, frustrante. Proveitoso porque efetivamente consegui marcar pontos, ultrapassar muitos concorrentes e, acima de tudo, provar que estamos no caminho certo do desenvolvimento do carro e de minha forma de adaptação ao equipamento. Mas, por outro lado, sei que se não tivéssemos tido, principalmente, o equívoco do pessoal da VW no motor da tomada, teria conseguido largar bem mais para frente e, com isso, a história poderia ter sido completamente diferente. Meu carro estava perfeito tanto na primeira prova como na segunda, quando eu consegui chegar 15 posições a frente do que eu larguei. Imagina se eu tivesse largado mais à frente?! Na última bateria este motor, que já era o meu reserva, começou a falhar e tive que vir administrando o rendimento até o final. Estejam certos que terminar em nono nestas condições realmente não foi fácil. Vamos ter umas reuniões esta semana com o pessoal da equipe e da VW para acertar estes detalhes e partirmos com tudo para a próxima etapa”, finalizou o brasileiro.
Dando prosseguimento à fase européia do Britânico de F-3 Lucas segue da França direto para a Alemanha. No tradicional Autódromo de Hockenheim será disputada já no próximo final de semana a quarta rodada da competição. Os treinos serão realizados na sexta-feira, dia 28, e as provas no sábado, 29 e domingo, 30.