publicidade
21/07/2010 08:49

Lucas Foresti volta a marcar pontos na Fórmula 3 Britânica

Fonte: Quick Comunicação e Marketing


O piloto brasileiro Lucas Foresti (Carlin Team) disputou neste final de semana, dias 17, 18 e 19 de julho, no Autódromo Rockingham International, na Inglaterra, a quinta rodada do Campeonato Britânico de F-3.

Marcando exatamente a metade da temporada, a grande novidade desta prova foram os testes coletivos realizados na sexta-feira. Em três sessões de 50 minutos os pilotos puderam ajustar seus carros e preparar melhor suas estratégias para as três corridas que seriam disputadas no sábado e no domingo.

Foresti, após percorrer mais de cinqüenta voltas, terminou o dia com boas expectativas para as corridas, mas não completamente satisfeito com o desempenho. “Meu carro está bem acertado, mas sinto que estamos perdendo um pouco de potência. Vamos analisar detalhadamente e telemetria e procurar o que pode estar havendo. A pista daqui é bem complexa e encontrar um acerto ideal não é uma tarefa fácil”, explicou o brasileiro.

Lucas realmente tinha razão e o diferencial de seu Dallara F-308 estava trincando, gerando então a falta de potência mencionada por ele. A equipe trabalhou bastante e conseguiu deixar o carro pronto para a classificação que aconteceu na manhã de sábado. Com o tempo de 1m12s865 Foresti fez o 13º tempo e esteve a sete décimos da pole. Ao trazer o carro de volta aos boxes, porém, a equipe Carlin detectou que um dos parafusos de fixação do assoalho estava solto, na altura do difusor, o que certamente ocasionou uma certa perda de tempo para o carro de Foresti.

Sem desanimar para as três provas que estavam por vir, Lucas foi para a pista. Cada uma das três corridas teve histórias distintas. Na primeira delas, válida pela 13ª etapa do campeonato, o brasileiro fez uma boa largada, mas, para desviar de um acidente, acabou perdendo algumas posições. Com determinação ele partiu para cima dos adversários e, após uma disputada corrida de recuperação, conseguiu finalizar no 12º lugar. Na segunda corrida Lucas vinha bem e já estava no nono lugar. Porém, esta prova teve a maior inovação do final de semana, o pit-stop para troca de pneus. A equipe de Lucas fez um rápido trabalho, mas o carro apagou na hora de sair da área de boxes e o brasileiro acabou perdendo um pouco de tempo. Mesmo assim ele voltou para a pista e completou a 14ª etapa do campeonato na 10ª posição, fazendo então mais um ponto para a classificação.

A última e mais longa corrida do final de semana foi a terceira. Foresti fez uma excelente largada e, ainda na primeira volta, já ocupava a sétima posição. Porém, com uma quantidade excessiva de toques e batidas, Lucas desviava de todas as formas dos acidentes. Tentando ultrapassar William Buller, que vinha na sexta posição, o brasileiro tirou o carro para fazer a manobras, mas, como a pista estava suja de uma batida na volta anterior, ele acabou freando em cima destes detritos e com isso seu carro saiu da pista. Com muita habilidade ele conseguiu voltar ao traçado, sem bater, e levou seu carro até a bandeirada que ele recebeu na nona posição.

“Foi um final de semana exaustivo. Trabalhamos muito e a equipe se dedicou bastante para me proporcionar um carro competitivo. Estou satisfeito com o desenvolvimento que estou conseguindo, pois, diante de todas as adversidades consegui ser veloz e passar ao time informações precisas para ajustarmos o setup do carro. Na segunda corrida o carro estava saindo um pouco de traseira. Mexemos para a terceira prova e acabou sendo demais, o que me prejudicou bastante. Por outro lado, na segunda prova, foi quando estive com tempos mais próximos de meus companheiros de equipe. Eu confio e acredito no trabalho desenvolvido por meu engenheiro e por todos da equipe a tenho certeza que os resultados continuarão melhorando”, finalizou.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!