O fim da Fórmula Futuro representou um grande revés nos planos dos pilotos que já haviam confirmado participação na temporada de 2012 da categoria, mas não impediu por completo a continuidade da carreira dos jovens talentos da categoria. Sem nenhuma opção em torneios de monopostos no país, nomes como o do carioca Luir Miranda, vice-campeão da Futuro no ano passado, foram buscar nas categorias de Turismo a solução para a continuidade de suas carreiras.
Luir realizou nos últimos dias seus primeiros treinos com carros de turismo no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Além disso, ele tem mantido a forma realizando treinos físicos diários e participando de competições de kart aos fins de semana. O objetivo é chegar mais bem preparado do que nunca à primeira etapa da Copa Fiat, nova denominação do Trofeo Linea, para enfrentar algumas das maiores estrelas do esporte a motor nacional.
"Se na Fórmula Futuro, em que estávamos todos no mesmo nível de aprendizado, a competitividade era enorme, agora que devo disputar a Copa Fiat preciso me preparar ainda mais. Em meu segundo ano no automobilismo, estarei em um grid que tem nomes como o de Cacá Bueno, Christian Fittipaldi e Allam Khodair, o que me motiva muito, mas exige um preparo ainda maior", ponderou o jovem piloto, que aos 18 anos de idade surpreendeu em seu primeiro contato com carros de turismo.
Luir participou de ensaios particulares com a equipe W2 Racing, uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro, e mostrou que a experiência adquirida nas competições de kart e em seu primeiro ano na Fórmula Futuro pode ajudá-lo a se destacar em sua primeira temporada em categorias de Turismo.
"Senti muitas dificuldades neste primeiro treino, já que as reações do carro são completamente diferentes de tudo o que já pilotei", disse Luir. "Estou acostumado à tração traseira, e na Copa Fiat terei um carro de tração dianteira, mais pesado e com comportamento diferente. Mas tudo isso é extremamente motivador. Estou treinando como nunca e me sinto muito bem preparado", disse o piloto, que para a participação na Fórmula Futuro já tinha fechado contrato com a multinacional Teadit, especializada em isolamentos industriais e fornecedora de grandes montadoras.
Luir e seus representantes discutirão, nos próximos dias, detalhes da migração dos contratos de apoio e patrocínio firmados para a Fórmula Futuro para a nova categoria. Por isso ele espera, em breve, poder anunciar oficialmente sua mudança para a Copa Fiat.
"Como o orçamento para a disputa na Copa Fiat é maior que o da Fórmula Futuro, e o pacote de mídia é diferente, agora estamos em fase de negociação com nossos parceiros para viabilizar a mudança de categoria. Sempre tive o sonho de disputar um campeonato de monopostos na Europa, mas vejo na Copa Fiat uma excelente oportunidade de aprendizado, principalmente agora que devo passar a focar as competições de Turismo. O nível técnico do grid de largada é muito alto, e o retorno oferecido aos meus patrocinadores também. Por isso acredito que estejamos perto de um novo acordo", encerrou Miranda.
Treinos físicos - Nos últimos meses, desde que havia confirmado sua participação na Fórmula Futuro, Luir Miranda tem dedicado, em média, três horas por dia à preparação física. Supervisionado pelo fisioterapeuta Carlos Almeida, ele evoluiu em todos os quesitos relevantes ao trabalho de um piloto, com destaque para a capacidade cardiorrespiratória e para o ganho de massa muscular.
"Estou treinando muito a parte física, e os primeiros testes de pista foram bastante produtivos. Apesar de eu ter que me acostumar a um cockpit totalmente diferente, consegui ser rápido já no primeiro dia e isso mostra que talvez eu possa reencontrar rapidamente o rumo de minha carreira nas competições de turismo. Estou realmente muito ansioso pela estreia", declarou o piloto.