publicidade
28/09/2005 15:24

Mais um piloto que veio do kart vence na Fórmula 1. A mídia "especializada" sabe o que é kart?

Fonte: Kart Gaúcho - Erno Drehmer


Neste final de semana tivemos dois eventos grandiosos no mundo do automobilismo. No Brasil, o espanhol Fernando Alonso sagrou-se o primeiro espanhol a conquistar um título na Fórmula 1. E em Portugal, foi realizada mais uma edição do Campeonato Mundial de Kart.

 

O que estes dois eventos têm em comum? Muito, já que Fernando Alonso, como praticamente todos os campeões na Fórmula 1 da “era moderna”, é um piloto que originou-se do kart.

 

A pergunta é: será que a mídia “especializada” em automobilismo lembra disso?

 

Temos tido uma grande omissão das revistas, jornais e televisões no assunto kart. Eles esquecem que, via de regra, o automobilismo acontece hoje por que ontem os pilotos começaram a correr de kart e este esquecimento faz com que simplesmente não se fale nada nos jornais e revistas e nem se tenha nenhuma imagem na TV das provas de kart, que giram uma enorme soma de dinheiro a cada prova. Eles esquecem que os pilotos que hoje vendem suas publicações já pagaram antigamente para sair em suas revistas, jornais e televisões.

 

Será porque o kart não dá dinheiro para os meios de comunicação? A primeira coisa que as revistas especializadas em automobilismo fazem quando acaba um Campeonato Brasileiro de Kart é procurar os pais dos campeões para que eles paguem uma página inteira (muito dinheiro) para que seus filhos tenham seus feitos divulgados.

 

Ora, se a revista é “especializada” também em kart, não seria obrigação dela, se não gastar uma página inteira com este piloto, pelo menos fazer uma boa matéria a respeito dele? Por que nós kartistas ainda compramos estas revistas? Deveríamos parar de comprar, já que não se fala nada das corridas das quais participamos. A grosso modo, por que comprar a revista que fala das coisas do campo, por exemplo, se nós não plantamos ou criamos nada?

 

Os patrocinadores no kart gastam uma fortuna a cada ano para apoiar seus pilotos e não conseguem ver seus nomes nos jornais, nas revistas e na televisão.

 

O único meio de comunicação que fala de kart atualmente é a internet e mesmo assim existem alguns sites de automobilismo que pararam de tocar no assunto kartismo.

 

No último domingo conhecemos um novo Campeão Mundial de Kart e neste evento tivemos a participação de sete pilotos brasileiros. Vocês leram alguma coisa nos jornais, revistas ou viram algo à respeito na televisão?

 

E provavelmente também não verão nada da bela participação de Gabriel Dias, que em sua primeira participação em provas na Europa, se classificou como o 14o melhor piloto do mundo. Nem do belo desempenho de Sérgio Jimenez, que a exemplo de Gabriel Dias, classificou-se para disputar as finais entre os 34 melhores pilotos do mundo. Nós kartistas sabemos que isto foi um feito muito importante, mas a mídia “especializada” sabe?

 

Os brasileiros que não se classificaram para as finais, se não se incluíram entre os 34 melhores do mundo, tiveram que ter credenciais para poder participar do Mundial. Todos enfrentaram dificuldades, que não lhes permitiram disputar as finais. Mas será que alguém na mídia “especializada” vai falar deles?

 

Por enquanto, contente-se em ler à respeito no Kart Gaúcho, no Allkart, no Planet Kart e em alguns sites de automobilismo que também preocupam-se em divulgar o kart, porque sabem que ele é o berço de todos os pilotos que um dia vão ser a atração em corridas pelos autódromos do mundo e que nenhum esporte sobrevive sem divulgação.

 

É uma pena, mas às vezes temos que usar o que temos nas mãos para divulgar o esporte para poder reclamar das Globos, Racings, Zero Horas, Estadões, Folhas e Bands da vida. Um dia eles vão falar do kart. Ou não?

 

Ah, desculpem, esqueci. Eles já falam. Quando o Montoya, o Rubinho, o Massa, o Dan Wheldon vêm para o Brasil correr as 500 Milhas da Granja Viana. E depois não falam mais, porque já gastaram muito tempo e espaço com o nosso esportezinho...

  • 26/09/2005 12:46 Antonio Bianchi

    colocação perfeita.
    como tinha te escrito mandei para a zero hora o email. todo o dia eu cobro o retorno.
    nao vou parar até me passarem algo.
    tambem mandei para a tvcom pois no domingo estavam transmitindo paddle. porque nao transmitir kart? esta foi a pergunta que passei para eles.
    acho que al inves de brigarmos entre nos, como o pessoal estava fazendo por email, acho que deviamos mirar as baterias para os meios de comunicação no sentido de todos mandarmos email reclamando do assunto pode dar certo e todos seram beneficiados.

  • 26/09/2005 13:38 Paulo Freitas

    Erno
    Mais uma vêz o parabenizo pela iniciativa, e nós que respiramos o kartismo, lutamos de uma forma inconsequente com a nossa família e coa a nossa saúde, só temos a lamentar pelo total descaso dado ao nosso esporte.
    É bom lembrar que algumas categorias do automobilismo tidas como Escolas, já começam a enfrentar problemas com o Grid. Dou como principal exemplo a fórmula Renault que para completar o grid, convida alguns pilotos para alinharem, dão 1 ou 2 voltas e retornam ao Box.
    Está na hora de pensarem no futuro e apoiarem iniciativas de reconstrução. É muito fácil depois do bolo pronto todo mundo querer um pedaço.
    O Esporte através precisa e muito da acessoria da CNK no sentido de divulgar com mais veemência os Campeonatos. Sua capacidade de penetração nos meios de imprensa é indubitavelmente maior e a revista Motorsport tem que servir não apenas para a promoção pessoal de quem sequer precisa.
    Para o que é dito profissional, creio que somos amadores ao extremo.
    Com revolta e indignação
    Paulo Freitas - Curitiba - PR

  • 26/09/2005 18:14 Mauro Rodeghiero

    Parabéns ERNO !!!
    muito bem colocado........
    Pizzonia , Massa , Barrichelo todos os brasileiros em atividade na F1 hj , tbm vieram do kart tbm ......
    e ainda assim , a categoria é esquecida na "poderosa " mídia .......

  • 27/09/2005 08:48 Christian

    Parabéns pelo teu texto,conseguiste passar a dura realidade enfrentada por pilotos de todo o nosso
    ``país´´!!!
    Kart não é um bom veículo de comunicação,segundo as mídias que atingem público em massa.Nessa``província´´o único esporte conhecido é futebol.
    Aahh,e a federação deles paga bastante por essa cobertura...
    abraço Erno!!

  • 27/09/2005 10:41 Carlos Kachan

    Erno,
    Mais uma vez parabenizo o site Gaúcho, você, e parte da mídia eletrônica, como o AllKart por exemplo, que iniciou um debate sobre o descaso e alto custo que cercam o kartismo hoje.
    Infelizmente o assunto no AllKart parece ter ficado para trás, junto com o texto muito bem redigido pelo autor. Uma pena !
    Quanto aos interesses da mídia no kart a história toma rumos contrários à necessidade. Quando se deveria estar apoiando o kart, em busca de um novo talento, um novo ídolo, que viesse a representar o Brasil nas pistas, ao contrário, o kart perde espaço dia-a-dia nas revistas (NA REVISTA EU DIRIA) especializadas, e, como bem colocado, também em alguns sites especializados.
    Enviei carta para a "revista especializada" há alguns dias, dizendo que, se continuarem concedendo o espaço ao kart que concedem hoje, em breve, certamente, não haverá mais nenhuma matéria nas páginas da revista, pois não haverão mais pilotos. Exageros à parte, gostaria de deixar aqui, em letras maiúsculas, para chamar a atenção, de que, de todos os canais citados, um deles pode ser excluído da lista negra dos "anti-kartistas".
    O APRESENTADOR CELSO MIRANDA, DO PROGRAMA SUPER MOTOR, NA BANDSPORTS. SÓ NA SEMANA DO CAMPEONATO BRASILEIRO, ELE CEDEU TODO O ESPAÇO DO PROGRAMA EM PROL DO KART, CONVIDANDO PILOTOS EXPERIENTES, NOVOS TALENTOS E ORGANIZADORES DE PROVAS. FORAM DUAS SEMANAS CONSECUTIVAS DE TOTAL APOIO AO KART, FALANDO SOBRE DIFICULDADES, PATROCÍNIOS E TAMBÉM ESPAÇO NA MÍDIA.
    Por favor, reponsáveis pelos programas de esportes e editoria das revistas especializadas, jornais de grande circulação, sites que abandonaram o kart. Sigam o exemplo do profissional que sabe, que lá na frente, vai precisar do "hoje", para continuar a exercer sua função.
    Falei demais. Mas resumo: OBRIGADO E PARABÉNS AO APRESENTADOR DA BAND, O FANTÁSTICO CELSO MIRANDA.

  • 28/09/2005 01:17 Alexandre Silva

    realmente muito bem dito!!!
    nós pilotos,para aparecer sempre temos que dispor de algo(dinheiro),e para ter noticias sobre o mundial...eu que fiquei aqui torcendo pelos colegas,
    só encontrei nos sites (planet,gaucho e all-),o que é uma vergonha!!tá na hora de encarar o kart como categoria de'' nome própio'' e não somente como escola do automobilismo.

  • 28/09/2005 16:22 Veberlei Gonçalves

    mas nós podemos mudar essa situação, aqui em Goiânia, pegamos o campeonato com 14 pilotos e que não tinha nada de mídia, formamos parceria e estamos sempre na TV globo, nos Jornal O popular principal do estado e em radios, criamos o nosso site que mostra kart e formula. gmckart.com.br, e vamos fazer mais, vamos construir um kartódromo dentro de 02 ou 03 anos, o melhor do mundo, feito para o piloto, e nosso clube não tem fins lucrativos e nem taxas absurdas, agora no brasil veja o exemplo da inscrição da copa brasil, 810,00, ou seja todos olham para o kart só enxergando lucros, por isso está dificil, mas graças ao nosso Bom Deus que sites como o allkart.net e o KARTGAUCHO são sempre parceiros e divulgam sempre os resultados das provas.
    Vamos juntar todos e mandar muitos emails para essas revistas e mostrar a eles que dar espaço de duas ou tres páginas não vai aumentar os custos e sim ajudar a vender mais.
    Vamos fazer a nossa parte pra ajudar a melhorar porque se ficarmos parados nada vai mudar.