As emoções do 13º Campeonato Integrado retornam ao Kartódromo de Imperatriz, no Maranhão. Após uma pausa na competição no mês de julho, devido à realização do Campeonato Brasileiro, os motores voltam a roncar neste sábado (4) a partir das 15 horas.
Com a disputa neste final de semana da 5ª etapa, o campeonato chega a sua metade e a disputa pela liderança está acirrada. Um fator que deve apimentar a disputa é volta de dois pilotos ao traçado, Marcos Lucena e Marcelo Leitão, que por motivos de saúde tiveram de se afastar da competição.
Marcelo Leitão volta a correr nesta etapa depois de ter se ausentado da pista nas três últimas etapas. O piloto, que tem um começo de história bonito no kartismo, pois entre algumas vitórias, destaca-se o terceiro lugar na Copa Brasil em 2011, afirma que as expectativas são boas para esta prova. “Esperamos o melhor para esta corrida, estamos treinando aos finais de semana para manter a forma e aguardando com alegria a volta para o kartódromo”, afirma.
De acordo com o consagrado Marcos Lucena, piloto desde 1999 e ganhador de diversos troféus no kartismo, é muito bom poder retornar ao campeonato após um período de descanso em virtude do problema na costela adquirido na segunda etapa. “São muitas expectativas depois da terceira etapa, em que fiquei de fora em repouso”, conta.
Lucena participou das duas primeiras etapas do campeonato. O piloto conta que retomou os treinos na última semana e assegura que vai brigar pela vitória. “A meta é vencer ou vencer”, brincou.
A competição - Na liderança da categoria graduados temos Daniel Corrêa, mas na cola Jonathan Pitu briga pelo primeiro lugar. Residente em Marabá (PA), kartista há 15 anos, assegura que seguirá firme na disputa treinando e se preparando para alcançar mais vitórias. Contudo, para Corrêa, planejar não influi nos resultados da competição. “Na pista é tudo diferente, e não adianta planejar muito, pois podemos nos frustrar com algo que venha a dar errado. Sempre dizemos: ‘na dúvida, acelere’”, afirma Corrêa.
Quanto à volta dos pilotos, Daniel Corrêa demonstra seu apreço pelos kartistas. “O sentimento é de felicidade por esses excelentes pilotos estarem voltando. Fico realmente muito contente, pois com certeza darão um show e um brilho a mais em nossa corrida”, parabeniza.
Para Giovanni Guerra, presidente da Federação de Automobilismo do Maranhão (FAEM), outro aspecto que deve equilibrar ainda mais a competição é que a partir desta etapa já começam a valer os descartes dos piores resultados. Dessa forma, se o piloto não foi bem nas etapas anteriores por qualquer motivo, ainda terá chance de brigar pelo título.
Guerra destaca que o campeonato envolve o povo imperatrizense e fortifica o esporte da cidade, de modo que valoriza a região por estar levando uma competição com muitos pilotos, inclusive de outros estados como Pará, Tocantins e Piauí. E está feliz com o retorno da competição.