As competições do 13º Campeonato Integrado chegaram a sua quarta etapa. Dessa vez o grande desafio foi o próprio circuito, que foi invertido. As provas, com as categorias Graduados, Novatos A e Novatos B aconteceram no final da tarde deste sábado (16) no Kartódromo de Imperatriz, no Maranhão.
Além da inversão do circuito, as três categorias correram juntas na mesma bateria. No total, foram 17 pilotos dividindo as pistas nesta edição. “Quando você inverte, tudo muda: o eixo, pneu, ponto de freada e, além de ser invertido, nós unimos três categorias do campeonato em uma única bateria, o que é um desafio, porque para iniciante é uma dificuldade para acompanhar o ritmo dos mais experientes”, explica Oliveira Júnior, diretor de provas.
Com esta etapa, o campeonato finaliza as atividades do primeiro semestre e, conforme o calendário, as provas voltam em 4 de agosto. Segundo a organização das competições, dois fatores contribuíram bastante para o aumento de público no kartódromo: a definição do horário das provas sendo sempre nas tardes de sábado e a inclusão do motociclismo intercalado às baterias de kart.
Segundo Giovanni Guerra, presidente da Federação de Automobilismo do Maranhão (FAEM), o público pode aguardar disputas ainda mais acirradas no segundo semestre. “Vamos recomeçar em agosto com mais motivação, porque o nível dos pilotos, a disputa e o equilíbrio das provas tem feito nosso campeonato extremamente disputado, aguerrido e prazeroso de participar. Estamos na metade de campeonato e ele está completamente aberto, todos os pilotos podem praticamente ser campeões nas suas categorias”, avalia.
Um dos campeões desta etapa foi Jonathan Pitu, da categoria Graduados. Por ser da cidade de Marabá, ele disse que a prova foi ainda mais desafiadora. “Me sinto satisfeito, consegui fazer um bom trabalho e acertar o kart apesar da pista ter sido o contrário nessa etapa. Não tivemos muito tempo para treinar, e os pilotos da casa praticamente treinaram todos os dias, mas conseguimos pegar o traçado rápido e conseguimos andar na frente na tomada de tempo e abrimos na duas baterias”, contou Pitu.
Confira o resultado da etapa:
GRADUADOS
1º - Jhonatan Pitu
2º - Mateus Gastão
3º - Daniel Corrêa
4º - Rodrigo Campolina
5º - Macélio Cangussu
NOVATOS A
1º - Érico Pacífico
2º - Leonardo Mendes
3º - Emerson
4º - Nilvado
5º - Deusdetite Sales
NOVATOS B
1º - Mateus Barros
2º - Franco Duran
3º - Carlos Aragão
4º - Daniel Feitosa
5º - Miguel Duran