A categoria F4 chega com destaque à temporada 2013 do Campeonato Maranhense e 30 pilotos deverão disputar sua primeira etapa, 25 deles já confirmados. A F4, com motores quatro tempos, vem ganhando força no Estado.
Em 2011 Imperatriz foi a primeira cidade (o Maranhão tem dois kartódromos, o outro na capital São Luís) a sediar um campeonato da modalidade. A fórmula deu certo e as cidades de Marabá e Castanhal, localizadas no Pará, aderiram ao regulamento e criaram seus campeonatos em 2012.
Ainda em 2012, São Luís tentou ingressar a categoria no Maranhense, realizando quatro provas testes, mas o formato de regulamento aplicado não emplacou. Sob nova direção, novos rumos foram tomados para 2013 e a organização formada por pilotos veteranos do kartismo local agitou a F4. Liderada por Raphael Abdalla e Dão, comissionada por Lula e financiada por Ene Pires, o campeonato ganhou forma e pilotos. Já são 25 kartistas, entre veteranos e iniciantes o número deve chegar a 30 até a abertura do campeonato.
No regulamento adotado para este ano os principais pontos são motores iguais e sorteados a cada corrida para todos os pilotos, coroa limitada, um jogo de pneu para cada quatro corridas, embreagem e flexível limitadas e peso conjunto kart/piloto de 188 quilos.
No próximo dia 9 de março será realizada a abertura da temporada, com a realização da primeira etapa do Estadual em 2013. Na pista a disputa contará com alguns dos nomes consagrados do kartismo local, como Lula Martins, os irmãos Sérgio e Fernando Santiago, Geoberg Abdalla, Raphael Abdalla, Júnior Pinto, Manuel Carlos, Ene Pires, William Camizão, além da possibilidade de participação do eneacampeão Marcelo Medeiros e do atual campeão da Graduados Bruno Max. São esperados pilotos de outros estados, além da estreia de outros cinco pilotos em competições de kart.