publicidade
28/08/2015 09:59

Gabriel Sereia dominou primeiro dia da Seletiva Petrobras. Pilotos locais mostraram força

Fonte: FG Com


Foto: Fabio Oliveira

Gabriel Sereia


Dois treinos livres abriram nesta quinta-feira (27) os preparativos para a terceira etapa classificatória da 17ª edição da Seletiva de Kart Petrobras, torneio com a maior premiação da modalidade no Brasil. Nesta etapa, a disputa acontece dentro do Campeonato Norte Brasileiro, em São Luís, no Maranhão, onde serão conhecidos mais três finalistas de 2015.

As vagas da Seletiva serão válidas para pilotos da categoria Graduados, com idades entre 15 e 18 anos. "A primeira vaga irá para o vencedor da segunda bateria e as demais para os melhores classificados no Norte Brasileiro, seguindo o regulamento da competição e, claro, dentro dos critérios de idade da Seletiva", explicou Binho Carcasci, organizador da Seletiva de Kart Petrobras.

Nesta sexta (28), os pilotos terão mais um treino livre e a definição do grid da corrida 1. No sábado (29), serão duas baterias, com largadas às 14 horas e 15h30. Ambas terão a disputa de 15 voltas no Kartódromo João Sallem.

O Campeonato Norte Brasileiro chega a sua segunda edição, com 112 inscritos no total (divididos em sete categorias), sendo 17 na Graduados (categoria onde acontecerão as brigas pelas vagas na Seletiva). Nesta quinta, o melhor tempo ficou com Gabriel Sereia, que virou em 47s045 no segundo treino livre. O piloto, que já havia tentado a vaga este ano nas etapas classificatórias de Aldeia da Serra (SP) e Velopark (RS), viajou para o Maranhão com o objetivo de carimbar finalmente seu "passaporte" para a final da Seletiva de Kart Petrobras 2015.

"Vim para o Maranhão justamente para buscar a vaga. Tive um azar no Velopark, com a quebra do motor, e acabei não conseguindo. Agora o objetivo é conquistar aqui. É a primeira vez que venho para o Maranhão e sofri um pouco com o calor nos treinos de hoje, mas já estou começando a me adaptar", comentou Sereia.

Outros destaques do segundo treino foram o amazonense Gabriel Silva, de 17 anos, que ficou em quinto, e o maranhense José Rezende Neto, de 18 anos, que terminou em sexto. Bicampeão do Rally dos Sertões nos quadriciclos, mas sem idade para se classificar para a Seletiva, Marcelo Medeiros faz questão de prestigiar o evento e terminou em terceiro no segundo treino. Pela manhã, ele liderou a primeira sessão. Em 2008, Medeiros já foi um finalista da Seletiva de Kart Petrobras.

Nos treinos desta quinta, os pilotos foram à pista com os seus próprios motores, mas a partir desta sexta os propulsores serão sorteados, trazendo mais equilíbrio e emoção para a disputa. A competição deste ano também mostra o crescimento do kartismo na região e sua consolidação e organização. Quase metade do grid - dos 112 inscritos - corria anteriormente de forma mais amadora, sem estar filiado a uma federação de automobilismo estadual.

Os três kartistas selecionados no próximo sábado se juntarão ao gaúcho Bruno Bertoncello, ao carioca Zaiya Fontana, aos paulistas Gaetano di Mauro, Murilo Della Coletta e Luiz Matheus, e ao goiano Luiz Branquinho, já classificados nas duas etapas anteriores. Depois de São Luís, a Seletiva segue para Minas Gerais, onde serão conhecidos os três últimos finalistas.

Na final, marcada para novembro, serão 12 kartistas na briga pelo maior prêmio da modalidade no país e a participação em um programa de orientação, que inclui treino com simulador de Fórmula 1, teste com equipe de base do automobilismo europeu, participação no Mitsubishi Racing Experience, entre outros.

Os melhores tempos do 2º treino livre em São Luís (Top-10):
1 GABRIEL SEREIA, 47s045
2 PAULO HOLANDA, 47s101
3 MARCELO MEDEIROS, 47s124
4 SERGIO CRISPIM, 47s135
5 GABRIEL SILVA, 47s188
6 REZENDE NETO, 47s282
7 JOÃO ROSSATE, 47s457
8 BRUNO MARTINS, 47s486
9 MARCUS BORGES, 47s555
10 BRUNO MAX, 47s780

  • Não há comentários cadastrados até o momento!