Nomeado em dezembro do ano passado para ser o representante da CBA na CIK/FIA, órgão responsável pelo kart dentro da Federação Internacional de Automobilismo, Giovanni Guerra terá seu primeiro compromisso oficial na função e vai participar de uma importante reunião da Comissão Internacional de Kart (CIK) neta terça-feira (10), em Genebra, na Suíça.
No evento serão abordadas diversas questões sobre a modalidade em todo o mundo, tais como regulamentos e homologações, calendário para 2017, competições, prêmios, entre outros itens. O evento deve reunir representantes de mais de 30 países.
"É uma grande responsabilidade representar a CBA na CIK/FIA, pois o Brasil tem muita história e peso no automobilismo internacional. Nesse evento em Genebra serão discutidas importantes medidas para o kart, como regulamentos e calendário de competições, além de ser uma ótima oportunidade de estarmos em contato com outros países, para evoluir sempre nosso esporte", explicou Guerra, antes de embarcar de Imperatriz (MA) para a Europa.
Chegando a metade da temporada, Giovanni Guerra, que também é Presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM), fez um balanço do automobilismo no Estado e comemorou algumas conquistas da entidade e seus pilotos e o consequente fortalecimento do esporte local.
No mês passado, foi anunciado o patrocínio da Petrobras ao piloto Pedro Piquet para a disputa da Formula 3 Europeia, uma das principais categorias no caminho para a Formula 1, e como fez-se necessária a intermediação de uma entidade do automobilismo, a FAEM foi a escolhida.
A presença de Giovanni Guerra como dirigente fazendo a ponte entre Brasil e Europa tem aberto portas para diversos pilotos. Em 2015, Guerra pôde nomear um piloto para participar de uma Seletiva promovida pela Ferrari e pelo Banco Santander, e Murilo Colleta teve sua primeira experiência com carros de formula. Responsável pela escolha dos pilotos para a disputa do Troféu Academia da CIK-FIA - campeonato que tem o objetivo de descobrir novos talentos -, Giovanni selecionou o maranhense Henri Forest para representar o Brasil na competição, que acontece na França, Portugal e Suécia e conta com 51 pilotos de 39 nacionalidades diferentes. Já Manuel Junior foi premiado no fim de 2015 com o prêmio FIA Americas Awards, após ter vencido o Campeonato Norte-Brasileiro de Kart.
Na principal categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car, Rafael Suzuki é mais um expoente entre os pilotos locais. Levando a bandeira do Maranhão em seu carro, Suzuki tem sido um grande aliado de Giovanni Guerra na profissionalização do automobilismo no Estado, e também no incentivo dos pilotos locais em campeonatos de expressão nacional e internacional.
Os pilotos do Estado têm também conquistado um importante espaço em outras modalidades, como o rali - que tem o maranhense Marcelo Medeiros como bicampeão do Rally dos Sertões e participante de destaque no Rally Dakar -, além de arrancada, competições de pista e kart, entre outros.
Além de ver seus pilotos alçarem voos cada vez maiores, o objetivo da FAEM é de também trazer grandes competições para os kartódromos do Estado, como acontece anualmente com uma das provas classificatórias para a Seletiva Petrobras de Kart, o Campeonato Norte-Brasileiro em 2015 e a Copa Brasil em 2011. Os planos são audaciosos, e o trabalho vem sendo feito com muito afinco para que eles se concretizem, e assim, o automobilismo no Maranhão, em todas as suas esferas, seja cada vez mais uma referência no cenário nacional.