São Luís (MA) é a cidade do kart nesta semana. Cerca de 100 pilotos são esperados para uma competição que envolverá competidores de todo país, principalmente do Nordeste, dividido em cinco categorias. Entre essas está a Junior, destinada aos pilotos entre 12 e 15 anos, uma das principais do cenário nacional do kartismo. Para o maranhense Henri Forest, que já disputa todos os grandes campeonatos do Brasil e também participou do Sul-Americano em 2015, correr no Norte-Brasileiro tem um sabor especial, já que o piloto correrá em casa, na pista onde deu seus primeiros passos no esporte, há três anos.
O piloto vem embalado por dois pódios na Copa São Paulo Granja Viana, regional mais forte do país, e de bons resultados nos últimos meses no Campeonato Sul-Americano, que foi disputado em Florianópolis (SC), e no Brasileiro, que aconteceu na cidade de Nova Santa Rita (RS), ambos no mês de julho. Agora o objetivo é conquistar um bom resultado no maior campeonato de kart do Nordeste. Para isso, Forest tem se dedicado a muitos treinos em pista e na academia com o treinador físico que cuida do seu condicionamento, essencial já que a exigência é muito grande, principalmente no calor de São Luís.
Os treinos livres para o Campeonato Norte-Brasileiro começaram nesta quarta-feira (26) e se estendem hoje (sexta), quando são realizadas a tomada de tempo. No sábado serão duas corridas para cada categoria, e o campeão será aquele que somar mais pontos nas duas provas.
"Vai ser um fim de semana muito legal por voltar a competir em São Luís. É uma pista que eu gosto muito e tenho boas chances de chegar em primeiro por ter treinado tanto nela nesses anos desde que comecei. A pista provavelmente vai emborrachar muito com tantos pilotos andando, mas isso não vai dificultar, já que tenho corrido em outros grandes campeonatos e me acostumei bem a pilotar na pista com bastante aderência", disse Henri.