O jovem piloto Henri Forest, da categoria Cadete, foi absolvido da punição sofrida durante a 6ª etapa do Campeonato Maranhense.
Durante a etapa, Henri fez a pole e venceu a primeira bateria. Com o grid invertido para a segunda prova, o piloto largou em 6º e escalou o pelotão até assumir a ponta, quando um erro fez o piloto cair para a segunda colocação. Na volta seguinte, estando bem próximo de Jerrynho Abrantes, então primeiro na bateria, um piloto retardatário e estreante rodou naa frente dos líderes. Jerrynho conseguiu desviar, mas Henri não teve a mesma sorte, acabou rodando e concluindo em quarto.
Após a corrida, a equipe de Henri Forest entrou com um recurso solicitando a anulação da prova. Membros da equipe alegaram que o então estreante Pedro Lucas foi autorizado a competir sem ter carteira de piloto, desrespeitando o regulamento técnico local e nacional. A Federação Maranhense de Automobilismo (FAEM) considerou a corrida irregular e anulou a etapa. O clube Kart da Ilha, presidido por Carlos Eduardo, ainda aplicou multa ao piloto, considerando a atitude de um membro da equipe de Forest como antidesportiva e ainda suspendeu a carteira do piloto por 40 dias. Com o adiamento, no dia 24 será realizada a sexta e sétima etapa da categoria.
Ação Judicial – Sentindo-se prejudicada, a equipe de Henri Forest entrou com uma ação judicial contra a multa e a suspensão do piloto, usando como defesa artigos do Código Nacional do Desporto Automobilístico. Apontando falhas durante a prova, a situação de Henrinho foi à julgamento no último dia 19 de novembro, em um tribunal na cidade de Imperatriz.
Na corte estavam presentes membros do corpo jurídico da FAEM, além do pai do piloto, também Henri, e o presidente da Federação Maranhense Giovanni Guerra. Com pouco mais de uma hora e trinta minutos de julgamento, o piloto foi absolvido da suspensão da carteira de piloto – a defesa alegou que, segundo o regulamento da CBA, apenas a entidade pode suspender a licença de piloto. Além do mais, pilotos menores de 14 anos não podem ser punidos. Em relação à multa aplicada a equipe, ela foi mantida em partes e deverá ser repassada a Federação.
Expectativa – Após saber da decisão dos juízes, Henri – que conta com o patrocínio do Governo do Estado do Maranhão e Cemar – se mostrou animado e falou sobre as expectativas para o final de semana. “Agora vou agora correr com força total e buscar as duas vitórias e o título”.