Promovida pela Federação de Automobilismo do Maranhão (FAEM) junto ao Clube de Kart da Região Tocantina (CKART), a exposição ‘Kart em Imperatriz: 25 anos de velocidade’ conta a história do kartismo imperatrizense por meio de fotografias e objetos. Os interessados podem visitar a mostra no Tocantins Shopping até o dia 24 de maio.
A trajetória da modalidade começou na década de 1980 com os irmãos Giovanni e Luciano Guerra, quando eles trouxeram um kart de Anápolis para a cidade juntamente com os pilotos de São Luís que já corriam de kart. A primeira corrida aconteceu em circuito de rua em torno da Praça Tiradentes, no dia 10 de outubro de 1987, contando com a participação de oito pilotos.
O Presidente da FAEM, Giovanni Guerra, avalia como bem sucedida a trajetória do kartismo em Imperatriz e foi uma conquista da população: “o kart hoje é um sucesso. E vale ressaltar que é resultado do somatório dos esforços de muita gente no decorrer de todos esses anos”.
Notoriedade - Vários pilotos de renome nacional já participaram de provas no Kartódromo de Imperatriz, entre eles o tricampeão da Fórmula 1 Nélson Piquet e seu filho Nelsinho Piquet, Victor Meira (campeão sul-americano de kart e piloto de Fórmula 3), Suzane Carvalho (piloto da Fórmula Indy Light e campeã da Fórmula 3 sul-americana e brasileira), Ruben Carrapatoso (bicampeão paulista e campeão mundial de kart), Bia Figueiredo (piloto da Fórmula Indy).
Imperatriz já foi sede também de várias competições, como o Campeonato Integrado, Campeonato Regional e Seletiva Petrobrás entre outros. Destaca-se a Copa Brasil, um dos mais importantes eventos de kart, realizada no ano passado e que reuniu mais 150 pilotos de todo o País.
Mais do que apenas mais uma praça esportiva, o kartódromo de Imperatriz é motivo de orgulho para a cidade e para o estado do Maranhão. “É verdade que tem 25 anos de trabalho, mas é por ser imperatrizense, e por ter conseguido estar hoje no mais alto nível de competição, de profissionalismo, de respeito dentro do automobilismo nacional”.